A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

3.4.10

Piattaforma C-Evo!

Olá muito boa noite!

Bem vindos mais uma vez ao nosso encontro semanal no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre carrocerias automotivas.

Hoje aqui no Blog “Carroceiros” de Plantão, continuamos falando de Plataformas.
Com a estréia no ultimo Salão do Automóvel em Genebra no ultimo mês, o Alfa Juliet abriu o ciclo de vida para a nova plataforma "Compact" do Grupo Fiat até agora, conhecido como C-Evo.







O Grupo gastou cerca de 100 milhões de euros para remodelar a plataforma C, usado anteriormente para o Fiat Stilo, Fiat Bravo e Lancia Delta,

Em relação á sua antecessora, a plataforma C-Evo, tem uma maior distância entre eixos, saliências curtas, um novo tipo avançado de suspensão dianteira McPherson, suspensão traseira multilink e promete rigidez torcional e resistência que visa alcançar cinco estrelas no teste Euro NCAP.


Apesar de boa parte da nova estrutura ser feita em aço, há ainda a aplicação de materiais mais leves: alumínio extrudado nas suspensões, um material termoplástico chamado Xenoy nos pára-choques dianteiro e traseiro, tornando a estrutura mais leve e mais sucetível á substituição no caso de uma colisão em baixa velocidade.

Com estas soluções foram salvos 8,5 kg 4 kg na dianteira e traseira de estruturas de aço tradicional.

Alguns componentes menores da estrutura foram redesenhados e o seu material substituído por uma liga de magnésio, para reduziro peso.

Ao todo conseguiu-se um diferencial da ordem de 50 á 60 kg!


Outra vantagem que esta plataforma apresenta, é que utiliza tecnologia Spaceframe, o que permite que a sua distância entre eixos possa ser facilmente adaptada para atender às especificações vários outros modelos.

Por exemplo, no segmento de compacto, este chassi será usado para a substituição do Dodge Caliber, que será lançado em 2012. No segmento mid-size, as substituições para o Dodge Avenger e Chrysler Sebring sairá utilizando o chassis C-Evo, mas com uma maior distância entre eixos, este chassis de tamanho médio é chamado de D-Evo, será lançado em 2013.

Um plus acrescentado ao C-Evo é que o mesmo abre um novo mercado para a Chrysler nos segmentos de mercado compacto e médio porte.


Feliz 2010! Vamos mudar!

Uma boa semana á todos e não deixem de curtir á vida ao lado daqueles que lhes fazem bem.

Um abraço!

O Especialista

carroceria.2008@gmail.com

Alguma sugestão ou crítica? Mande um E-mail para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos! O Especialista está também no Twitter.