A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

5.4.09

Assoalho

Olá muito Boa Noite!

Bem vindos mais uma vez ao nosso encontro semanal no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre Carrocerias Automotivas.

Hoje vamos falar um pouco sobre o Assoalho.

Recapitulando o que já comentamos em outras postagens, existem 3 tipos básicos de estruturas de carroceria utilizadas na Industria Automobilística: estrutura de carroceria monobloco, Chassi tipo escada e Armação de tubos em Treliça.

O tipo mais comum utilizado pelas montadoras européias e asiáticas é estrutura de carroceria monobloco onde encontraremos uma Subestrutura chamada de Plataforma.

Plataforma é a parte inferior de um veículo mas sob o ponto de visto técnico, uma Plataforma é composta pelo assoalho do veículo, suspensões (com eixos), compartimento do motor reforço das partes inferiores.

A Plataforma de um veículo basicamente é definida pelas seguintes características:
• O Assoalho, parte principal da Estrutura de Carroceria Monobloco;
• a distância entre os eixos dianteiro e traseiro;
• o tipo de Mecanismo de Direção ( Mecânica, Hidráulico, Elétrica ou eletrohidraulico) e dirigibilidade;
• Tipo de Suspensão Traseira e Dianteira;
• escolha do motor e outros componentes.

O assoalho tem um importante papel na estrutura do veículo, pois nele concentram-se boa parte dos esforços da carroceria. O número de componente destes conjuntos varia em função do comportamento desejado em situações de severas, como um crash por exemplo

Se o carro passa por um buraco, se passa apenas com duas rodas sobre uma lombada ou se freia bruscamente é o Assoalho quem mais sofrerá.

Algumas montadoras costumam subdividi-los em assoalhos dianteiro e assoalho traseiro e a subdivisão vai ainda mais longe dependendo de como se constrói a ferramenta para estampagem destas partes.

Nos assoalhos ficam as fixações dos bancos do motorista e passageiros,a fixação do tanque do combustível, do conjunto escapamento, defletores de calor, algumas partes do chassi são fixados e ainda alguns chicotes.

Em função dos resultados que se deseja quanto á segurança em crash, algumas peças estruturais podem ser adicionadas ao assoalho garantindo assim que esses resultados sejam alcançados.

Tenham todos uma ótima semana, próxima sexta é feriadão, não deixem de aproveitá-lo com aqueles que lhes fazem bem.

Um abraço!

O Especialista

carroceria.2008@gmail.com
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