A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

28.2.09

Parede corta-fogo


Olá muito boa noite!

Bem vindos mais uma vez ao nosso encontro semanal no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre Carrocerias Automotivas.

Hoje voltamos á tratar do assunto carroceria; gostaria de agradecer á todos pelos emails enviados na ultima semana e pelas observações pessoais quantos aos Microcars. Terei imenso prazer em continuar tratando deste assunto com vocês via email.

Ah apenas um esclarecimento! O Sketch feito á mão que enviei á vocês é sim do meu projeto de mestrado, mas é apenas uma das primeiras versões, eu diria que agora ele está bem melhor, no entanto, eu não gostaria de divulgar por se tratar do meu projeto de mestrado. Espero que entendam.

Hoje falaremos de Parede corta-fogo. As paredes corta-fogo estão situadas entre o habitáculo e o compartimento do motor de todos os veículos.

Originalmente esta peça foi projetada visando proteger os ocupantes de um veículo no caso de uma colisão; se houvesse derramamento de gasolina eventualmente o fogo poderia se alastrar para dentro do carro causando conseqüência maiores.

Hoje esta peça tem outras funções alem de proteger os ocupantes, tem um papel importante na estruturação da carroceria e ainda serve como suporte para outros componentes do veículo, tais como chicotes, mangueiras e anti ruídos.

Há dois tipos de construção de paredes corta-fogo: soldada á carroceria ou parafusada á carroceria.

A do tipo soldada á carroceria dispõem de passagens de dutos de ar, alojamento para montagem da pedaleira, pinos tuckers e algumas vezes porcas e pequenos suportes soldados, quando a carroceria passa pela pintura, o mesmo recebe tratamento de KTL, pintura e os agregados são montados em linha na montagem final.

A do tipo parafusada também dispõem de passagens de dutos de ar, alojamento para montagem da pedaleira, pinos tuckers, porcas e pequenos suportes soldados, no entanto, recebe pintura KTL preta e todos os agregados são montados numa linha á parte e no final em apenas uma fase da montagem o conjunto é montado uma única vez na carroceria.

A vantagem da peça parafusada sobre a peça soldada é de que caso o veículo seja vendido para países com direção á direita, basta apenas construir uma nova Parede corta-fogo com a pedaleira situada do lado direito.

Uma curiosidade:
Como a parede corta-fogo está situada entre a caixa do motor e o habitáculo, há uma tendência muito grande do ruído do motor invadir o habitáculo.

Nos países europeus e na América as montadoras prezam muito pelo conforto acústico no interior do veículo, então muitas delas colocam mantas anti-ruídos tanto na parte interna como na parte externa da parede corta-fogo.

Os veículos ditos de entrada, com preços “populares” não dispõem deste “pacote acústico” e o conforto acústico não é o dos melhores.

Quer tirar a prova dos nove? Alugue um carro importado ou faça um teste drive numa loja, você vai notar a diferença!

Aproveitem bem o seu domingo com quem lhe faz bem e tenham todos uma ótima semana.

Um abraço!

O Especialista

carroceria.2008@gmail.com

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