Assoalho

|

Olá muito Boa Noite!

Bem vindos mais uma vez ao nosso encontro semanal no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre Carrocerias Automotivas.

Hoje vamos falar um pouco sobre o Assoalho.

Recapitulando o que já comentamos em outras postagens, existem 3 tipos básicos de estruturas de carroceria utilizadas na Industria Automobilística: estrutura de carroceria monobloco, Chassi tipo escada e Armação de tubos em Treliça.

O tipo mais comum utilizado pelas montadoras européias e asiáticas é estrutura de carroceria monobloco onde encontraremos uma Subestrutura chamada de Plataforma.

Plataforma é a parte inferior de um veículo mas sob o ponto de visto técnico, uma Plataforma é composta pelo assoalho do veículo, suspensões (com eixos), compartimento do motor reforço das partes inferiores.

A Plataforma de um veículo basicamente é definida pelas seguintes características:
• O Assoalho, parte principal da Estrutura de Carroceria Monobloco;
• a distância entre os eixos dianteiro e traseiro;
• o tipo de Mecanismo de Direção ( Mecânica, Hidráulico, Elétrica ou eletrohidraulico) e dirigibilidade;
• Tipo de Suspensão Traseira e Dianteira;
• escolha do motor e outros componentes.

O assoalho tem um importante papel na estrutura do veículo, pois nele concentram-se boa parte dos esforços da carroceria. O número de componente destes conjuntos varia em função do comportamento desejado em situações de severas, como um crash por exemplo

Se o carro passa por um buraco, se passa apenas com duas rodas sobre uma lombada ou se freia bruscamente é o Assoalho quem mais sofrerá.

Algumas montadoras costumam subdividi-los em assoalhos dianteiro e assoalho traseiro e a subdivisão vai ainda mais longe dependendo de como se constrói a ferramenta para estampagem destas partes.

Nos assoalhos ficam as fixações dos bancos do motorista e passageiros,a fixação do tanque do combustível, do conjunto escapamento, defletores de calor, algumas partes do chassi são fixados e ainda alguns chicotes.

Em função dos resultados que se deseja quanto á segurança em crash, algumas peças estruturais podem ser adicionadas ao assoalho garantindo assim que esses resultados sejam alcançados.

Tenham todos uma ótima semana, próxima sexta é feriadão, não deixem de aproveitá-lo com aqueles que lhes fazem bem.

Um abraço!

O Especialista

carroceria.2008@gmail.com
Alguma sugestão ou crítica? Mande um E-mail para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!








0 comentários:

Postar um comentário

Divida suas opiniões e duvidas conosco.

 

©2009 CARROCEIROS DE PLANTÃO | Template Blue by TNB