A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

2.7.10

Fibra de Carbono

Olá muito boa noite!

Bem vindos mais uma vez ao nosso encontro semanal no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre carrocerias automotivas.

Primeiro gostaria de agradecer mais uma vez aqueles que tem acessado o Blog “Carroceiros” de Plantão freqüentemente, mais uma vez batemos o nosso próprio recorde: no mês de junho foram quase 7700 visitas.

Apenas por curiosidade, as dez cidades que mais visitas fizeram ao Blog editado em português foram: Sao Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Brasilia ,Fortaleza, Joinville e Goiania e as dez cidades que mais visitas fizeram ao Blog editado em espanhol foram: Cidade do Mexico, Bogota, Caracas, Cordoba, Buenos Aires, Puebla Las Palmas de Gran Canaria, Madrid, Quito e Barcelona.

Sem duvida alguma isso me motiva muito á continuar o “trabalho” de Blogueiro, mas fica uma pergunta no ar: O que você faz com prazer é trabalho ou diversão?

Se souber a resposta, me enviem por e-mail por favor.

Mas voltando á nossa pauta Carroceria, a montadora alemã Audi está inovando mais uma vez com sua expertise e vai utilizar em suas carrocerias montadas na planta em Neckarsulm, peças plásticas reforçadas com fibra de carbono.

Como a Audi foi o primeiro fabricante de automóvel á utilizar o alumínio em larga escala de produção, este know-how servirá como base para a industrialização da Tecnologia de Fibra de Carbono para uso em produção em série, esse Step é parte integral da estratégia de Construções Leves da marca.

O Conselho de Desenvolvimento Técnico da Audi, tem a intenção de usar a fibra de carbono em uma mistura inteligente de materiais, como alumínio e aço, de modo que eles possam melhorar os valores atuais de Stifness ( flexão, torção e peso) das carrocerias.

Mas o que é a fibra de Carbono? A Fibra de Carbono é um material composto mais freqüentemente utilizada na construção de carros de corrida e super-esportivos caros, embora, como toda a tecnologia disponível hoje, já possa ser encontrando em mais e mais veículos. É de uma relativa facillidade de se trabalhar e o seu alto custo é compensado pela sua alta resistência e extrema leveza.

A Fibra de Carbono é um material anisotrópico ou seja, um material cujas propriedades de rigidez e resistência dependentes da orientação das fibras no componente. O potencial de redução do peso da Fibra de Carbono depende então do tipo de carga que o componente do veículo será submetido e poderá trazer uma redução de até 25 por cento.

Uma boa semana á todos e não deixem de curtir á vida ao lado daqueles que lhes fazem bem.

Um abraço!



Alguma sugestão ou crítica? Mande um E-mail para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!O Especialista está também no Twitter.