A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

26.9.18

Estamos de volta!




Olá!

Após uma longa ausência, o Blog Carroceiros de Plantão está de volta à ativa.


Então, obrigado mais uma vez por visitarem o Blog Carroceiros de Plantão, para falarmos sobre carrocerias automotivas e outros assuntos correlatos.



Dia desses fui convidado para uma conferência no Skype por um senhor muito simpático que dizia estar fazendo um levantamento para custeio de um Projeto de um veículo urbano de fabricação nacional.

Aceitei participar, pois vi uma oportunidade de divulgar o meu escritório de engenharia.

Nessa roda virtual tínhamos dois profissionais de carroceria (eu e uma outra pessoa atuante em uma grande montadora), um profissional de chassis, um profissional de elétrica, um profissional de interior, dois profissionais de manufatura e claro, o Chairman do “encontro”.

Conversamos por mais de duas horas e meia, onde ele nos mostrou um simples croqui feito á mão de um carro pequeno e deu uma pincelada no que seria o projeto. Falamos sobre alguns projetos nacionais, trocamos algumas impressões sobre alguns modelos existentes no mercado externo e foi combinado que o Chairman faria outras sessões de Skype para discutir em separado cada parte do carro.


O meu parceiro “virtual” de carroceria, acabou por fazer uma viagem ao exterior á trabalho e fiquei com a tarefa de detalhar um pouco mais o tema.

Após muitas conversas no Skype e mensagens trocadas no WhatsApp, finalizamos a fase conceitual desse projeto com uma reunião presencial e fechada num espaço Coworking em São Paulo onde nos foi apresentado um modelo feito em Clay, ainda não finalizado, mas que dava uma boa ideia do que seria o carro externamente.

Peço desculpas a você leitor, pois desse ponto em diante, um contrato de confidencialidade me impede de adicionar qualquer detalhe do projeto, mas esse não é o ponto.

Quantos já não tiveram um estalo e disseram: “Vou construir um carro! ” Ou: “Vou construir uma máquina! ”

E no momento seguinte se encontra paralisado por conta de um momento de inércia, seja por não saber como iniciar o seu projeto, como colocá-lo no papel, seja por desconfiança ou medo de que alguém possa “roubar” a sua grande ideia e assim por diante.


Porém a ideia em si não representa nada além de uma produção mental sem valor.

Imagine quantas boas ideias não se perderam no vácuo, por conta do medo de que alguém as pudesse se apropriar delas.


O segredo do sucesso está no modo como sua ideia é implementada; quando esta começa a sair do mundo teórico e a ganhar forma, o processo de inovação se inicia.

Mas cuidado! A sua ideia não precisa mudar o mundo para ser considerada inovadora.

Existem bons profissionais que por conta da crise que o país atravessa, estão atuando em áreas diferentes da sua formação, que podem ajudá-lo no desenvolvimento de sua ideia.


Que tal agora mesmo, esquecer um pouco da crise, desligar o Netflix, abrir o LinkedIn e montar um grupo de especialistas para discutir aquela sua ideia que vez ou outra aparece no meio da noite espantando seu sono? Eu topo!

Aproveite bem o seu tempo ao lado daqueles que lhe querem bem.

O Especialista


Alguma sugestão ou crítica? Mande um E-mail para nós. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!

Siga nos no Twitter (@CarlosLindner)( https://twitter.com/CarlosLindner), curta a nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/carroceirosdeplantao).