A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

11.2.12

CONSELHO PROFISSIONAL




Obrigado mais uma vez por visitarem o Blog “Carroceiros” de Plantão.
O ano 2012 começou de fato em primeiro de janeiro, não esperou pelo Carnaval passar.
Isso é um acontecimento muito bom, pois demonstra que aos poucos, nós brasileiros estamos conseguindo manter o foco em alguma coisa. Foco!
Preocupa-me andar pelas ruas e observar os jovens de hoje ouvindo em volume insuportável (seja nos seus carros ou celulares) aquele pancadão que de positivo não lhes agrega NADA. Foco!!
Parece que os jovens de hoje já jogaram a toalha, conformam-se cedo com os seus subempregos, pseudo-salários, ao invés de lutarem.
Estudar para quê, se amanhã pode ser escolhido para o próximo BBB???
Para o país que já é a sétima economia do mundo e visto por muitas empresas como um país onde se investir, isso é preocupante.
Coreia do Sul e China já fizeram a sua revolução na Educação...quando será que faremos a nossa?

Hoje publico a resposta de um e-mail que recebi há duas semanas, de um jovem engenheiro baiano, solicitando um conselho profissional.

No fim do túnel existe alguma luz!
  
* * *
Boa noite,
Desculpe pela demora em lhe responder, mas acontece que precisava terminar  realmente um trabalho.
Obrigado novamente por visitar o meu blog e pela confiança em dividir comigo a sua duvida profissional.
Eu já morei três anos na Alemanha e mais ou menos sei como você deve estar se sentindo em relação á viagens, uma vez recepcionei um colega que deveria ficar 3 meses na Alemanha fazendo um treinamento; em menos de 72 horas já estava colocando ele num avião de volta para o Brasil por causa de uma crise de depressão. Se fosse eu hoje, com mulher e filho, acredito que já teria batido o recorde desse colega. Mas tenha um pouco de paciência.
No meu ponto de vista, trabalhar  com o desenvolvimento de veículos é um  trabalho muito gratificante mas que exige muito do profissional.
Você pode adorar de paixão os carros , pode gostar de trabalhar no desenvolvimento de carrocerias, no desenvolvimento de peças de interior ( painel, painéis laterais, revestimentos de colunas, bancos), no desenvolvimento de Motor, da parte elétrica mas sempre vai existir um momento,  quase mágico eu diria,  em que você vai se sentir pressionado por todos os lados:  vai haver cobrança dos seus parceiros de manufatura, seus parceiros de desenvolvimento, seu chefe, do chefe do projeto e até de seus familiares em outras palavras o Universo vai se virar contra você.
E porque eu estou te falando isso?
 Porque muitas pessoas imaginam que o Engenheiro que trabalha no desenvolvimento de automóveis, tem a vida mansa, trabalha com equipamentos de ultima geração, ganha um salário astronômico....pura fantasia! A maior parte do tempo, esse profissional se encontra entre a cruz e a espada, principalmente se esse trabalha no desenvolvimento de veículos para mercados emergentes. Nem toda tecnologia disponível no exterior é aplicável nos veículos , muitas vezes é preciso fazer adaptações e aí vale a experiência e bom senso do profissional.
Então, espero que eu tenha conseguido ilustrar o que é um Engenheiro de desenvolvimento.

Respondendo ás suas perguntas:

Uma pós graduação ou mestrado em Engenharia Automotiva é sempre muito bem vinda e vista com bons olhos quando na contratação de um engenheiro, mas o que vale mesmo é a EXPERIÊNCIA. Nestes tempos em que várias montadoras estão se instalando no Brasil, Engenheiros experientes são bastante disputados no mercado. Como a mão-de-obra especializada é rara, algumas montadoras  tem ultimamente optado por treinar os seus engenheiros ou em alguns casos, “roubá-los” de seus fornecedores.
Eu sugiro que paralelo á sua atividade atual, você comece á enviar os seus currículos para as montadoras e empresas do ramo instaladas aí na Bahia. Como o objetivo é ingressar  na indústria automotiva sugiro também que você se cadastre no LinkedIn e tente montar uma rede com profissionais da área, mas muito cuidado, não deixe explícito no seu perfil que você deseja largar o seu atual emprego e ingressar na indústria automotiva, utilize contatos do seu atual ramo para encontrar novos contatos do ramo automotivo e aos poucos entre em contato com aqueles que eventualmente podem lhe ajudar á arrumar uma entrevista ou indicação.
Sugiro também que você tente elencar duas ou três partes do veículo, você gostaria de trabalhar: Carroceria, Powertrain, Interior  por exemplo e comece á ler ou pesquisar  sobre eles, isso vai te ajudar  á ter segurança quando escolher as vagas que eventualmente aparecerem.
Como você é recém formado e jovem gostaria de deixar uma dica: é muito melhor negociar um emprego/salário quando se está empregado do que quando se está desempregado, por isso se fosse você, não deixaria o emprego atual até encontrar a nova posição  desejada no mercado.


Tomei a liberdade de fazer algumas pesquisas que acredito que podem lhe ajudar nessa sua busca:

Primeiro a lista de alguns fornecedores da Ford em Camaçari:

Sistemistas                                                                                                                      Atividades
ABB Service Ltda.                                                                                                          Gerenciamento e provisão de serviços gerais.
Arvin Exhaust do Brasil Ltda.                                                                                    Sistema de exaustão do motor.
Autometal Indústria e Comércio Ltda.                                                                 Peças injetadas plásticas.
Benteler Componentes Automotivos Ltda. (Alliance)                                   Suspensões dianteira e traseira.
Pilkington.                                                                                                                        Vidros.
Borlem S.A.                                                                                                                     Empreendimentos Industriais Rodas de aço e alumínio.
BSB – Body System Brasil Ltda.                                                                                Estampados de aço e sub montagem de estampados.
Colauto                                                                                                                             Pintura peças médias e pequenas.
DDOC – Durr DuPont Operating Company Ltda.                                              Operação de processo de pintura e fornecimento dos respectivos materiais.
Dow Automotive Ltda.                                                                                               Pára-choques e acabamentos plásticos.
Ferrolene S.A.                                                                                                                Indústria e Comércio de Metais Cortes de aço.
Intertrim Autopeças Ltda.                                                                                         Revestimento moldado do teto.
Kautex Textron do Brasil Ltda.                                                                                 Tanque de combustível e sistema de enchimento.
Krupp Automotive Sistems do Brasil Ltda.                                                          Quadros estampados de suspensão.
Lean Logistics Ltda.                                                                                                       Serviços de logística integrada.
Lear do Brasil Ltda.                                                                                                       Bancos.
Mapri Textron do Brasil Ltda.                                                                                   Fixadores metálicos e plásticos.
Metagal Industria e Comércio Ltda.                                                                      Espelhos, retrovisores.
Pelzer da Bahia Ltda.                                                                                                   Carpetes e isoladores.
Pirelli Pneus S.A.                                                                                                           Conjunto montado de roda e pneu.
Saar Gummi do Brasil Ltda.                                                                                       Vedações de borracha.
SAS Automotive do Brasil Ltda.                                                                               Interiores e revestimento das portas.
SIAN–                                                                                                                                Sist. de Iluminação  Automotivas do Nordeste S.A.
(Arteb)                                                                                                                              Faróis e lanternas.
Siebe Fluid Systems Ltda.                                                                                          Tubulações de freio e combustível.
Siemens Automotive Systems Ltda.                                                                     Cabos elétricos.
Sodecia da Bahia Ltda.                                                                                                Peças estampadas.
T.W. Espumas Ltda.                                                                                                      Espumas.
Valeo Sistemas Automotivos Ltda.                                                                        Módulo da frente do veículo.
Visteon Sistemas Automotivos Ltda.                                                                    Painel instrumentos e comp. externos do motor.

Eu incluiria nessa lista  a MSX, EDAG, Comau, Idiada que fornecem serviços de engenharia.
 Também fiz uma pesquisa em alguns blogs e  gostaria de lhe sugerir a leitura dos seguintes posts:

  


  

  
  




Com certeza vão ajudar á você á mergulhar um pouco na cultura automotiva.
Tem ainda o blog do senhor Yoshio Kawakami  que é o Presidente da Volvo Construction Equipament Latin America (http://www.yoskaw.blogspot.com), ele tem umas sacadas sobre carreira profissional muito inteligentes.
Espero ter ajudado e aguardo um email seu  falando de sua nova posição na indústria automotiva. Quem sabe você não cria um blog para falar sobre carrocerias?
Forte abraço e boa sorte!

O Especialista

Desejo á todos uma ótima semana e aproveitem bem o seu tempo ao lado daqueles que lhe querem bem!

carroceria.2008@gmail.com

Alguma sugestão ou crítica? Mande um E-mail para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!
O Especialista está também no Twitter e no Facebook.