Construindo um triciclo

|








Olá muito boa noite.
Obrigado mais uma vez por visitarem o Blog “Carroceiros” de Plantão.
Hoje respondo ao e-mail do colega Fernando que deseja construir um Triciclo .

...
Estava pesquisando ideias para colocar meu projeto em pratica e achei o seu blog...
Eu como muitos, sonho em fabricar meu próprio carro e como a maioria, esbarro no principal: Dinheiro!
Mas depois que li algumas postagens que o senhor fez me animei a tentar a viabilidade do meu projeto e quem sabe um dia andar em um carro nascido na minha garagem...
Bom... Mas vamos à ideia:
Já fiz alguns desenhos, mas estou esbarrando na parte técnica do projeto, minha ideia é fazer um triciclo com motor da CG 125, mas um triciclo diferente do usual. 
O meu teria duas rodas na frente e uma atrás como no Morgan três wheeler, mas tenho algumas duvidas:

Qual seria a forma de adaptar o motor e caixa da CG nesse tipo de carro?
Qual seria o eixo dianteiro certo? Posso usar o do Fusca?
A transmissão como poderia ser feita, poderia simplesmente usar na roda traseira do mesmo jeito que esta na moto? E como seria o acionamento da embreagem e das marchas?
Teria alguma ideia de chassi?
Obrigado!
Fernando
...



Minha Resposta:
Parabéns pela sua iniciativa!
Primeiro gostaria de lhe dizer que você está no caminho certo, ou seja, com duvidas!
Parte do trabalho de Desenvolvimento do Engenheiro ou do Projetista é encontrar a melhor solução para o seu projeto que se adeque ao tempo de implementação, tecnologia e verba disponível.
Claro que quanto maior a sua vivência profissional, mais duvidas aparecerão e mais propostas serão geradas, mas relaxe!
Com base no seu e-mail, imagino que você queira construir um triciclo que tenha certo diferencial, por exemplo, velocidade e agilidade, que possa carregar duas pessoas medianas (70kg cada) e mais digamos uns 10 kg de carga útil, provavelmente ele contará com uma carenagem de fibra de vidro, de digamos uns 6 kg, com faróis duplos, bancos (4kg cada), um chassis tubular de uns 10 kg e um sistema de eixo de direção de uns 5kgs mais as rodas e pneus dianteiros: logo eu posso te afirmar que um motor de CG poderá não ser muito adequado ao seu projeto.

Eu sugiro que você retorne á prancheta e gaste um pouco mais de tempo na definição técnica do seu veículo, por exemplo: dimensões básicas (altura, largura, comprimento, distância entre eixos), quais bancos utilizar, material á utilizar para fazer a sua carenagem, spaceframe, dimensão do tanque de gasolina, como fazer a ligação do frame com o quadro da motocicleta, onde posicionar uma segunda bateria,etc. e etc.
Tomei a liberdade de procurar no Google algo que você pudesse utilizar como referencia e achei estes dois sites em inglês, eu espero que te ajude.

http://home.iprimus.com.au/owengrace/text/build%20notes.html

http://www.chinaqualitycrafts.com/view/34191184/campagna_t_rex_14r_recumbent_trike_reverse_trike_baby_tricycle_motor_tricycle.html

Me permita aqui fazer um adendo quanto ao Desenvolvimento de um veículo.
As pessoas acreditam que somente definir o design (forma) já é mais que suficiente para se fazer um veículo, ledo engano! Há muito mais trabalho envolvido.

Para se projetar um veículo é necessário atender vários requisitos funcionais que o próprio projeto exige , outros de manufatura e etc.
Será preciso queimar a mufa para atender esses requisitos.
Eu diria que para você atingir o seu objetivo, você tem pela frente 70% de trabalho mental e 30% de trabalho braçal.

Convide seus amigos para fazerem parte deste seu projeto e mais uma coisa, eu pensaria em utilizar em seu projeto uma “sete galo” ,uma CBX 750 ou até uma Teneré 600. Boa sorte no seu Projeto!


Aproveitem o seu fim de semana ao lado daqueles que lhe querem bem!

O Especialista

carroceria.2008@gmail.com

Alguma sugestão ou crítica? Mande um E-mail para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!

O Especialista está também no Twitter.











2 comentários:

Anônimo disse...

Direto ao ponto com precisão cirurgica...parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

REF TRICICLO a PEDAL
Olá
Li o comnetario do Fernando, e posso ajudar a concretizar seu prototipo.
Ja consteui varios triciclos com motor e a pedal
Se o especialista permitir é só entrar em contato comigo
Saudações
LEONE FRAGASSI
bikedesign@uol.com.br
(11) 999 222 373

Postar um comentário

Divida suas opiniões e duvidas conosco.

 

©2009 CARROCEIROS DE PLANTÃO | Template Blue by TNB