A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

7.5.11

Novas técnicas de Uniões para componentes híbridos de carrocerias automotivas.

Olá muito boa noite.

Obrigado mais uma vez por visitarem o Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre carrocerias automotivas.
Uma nova pesquisa está sendo desenvolvida pelos cientistas dos departamentos de ciência da computação, engenharia elétrica e engenharia mecânica da Universidade de Lausitz em Senftenberg na Alemanha.
O projeto visa desenvolver uma nova tecnologia de junção para a produção de carrocerias automotivas através do uso de energia térmica na forma de radiação laser e indução magnética, possibilitando assim o uso de componentes híbridos em larga escala.



O principal interesse desse trabalho seria permitir que alguns componentes-chaves da carroceria, como os nós, as colunas B, alguns reforços de portas ou peças que realizam a conexão dos painéis laterais com painel do teto sejam construídas, utilizando-se um mix de vários tipos de materiais que iria do aço, passando por alumínio, manganês até plástico.
O desafio do projeto está em desenvolver um material de enchimento com ponto de fusão baixo e que ao mesmo tempo possa se fundir com alumínio, magnésio, zinco ou estanho. Será dado ênfase na classificação das propriedades mecânicas nas zonas de articulação, que são um elemento-chave para as construções leves.

Os parceiros para esses projeto são: Drahtwerk Elisental W. Erdmann, VW, Thyssen Krupp Steel, Waldaschaff Automotive, Steremat Elektrowärme, Grillo Werk, Ruhr-Universität Bochum, BIAS.

Aproveitem bem o seu fim de semana com aqueles que lhe fazem Bem!

O Especialista

carroceria.2008@gmail.com

Alguma sugestão ou crítica? Mande um E-mail para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!

O Especialista está também no Twitter.