FABRICA DE PROTOTIPOS

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Olá muito boa noite.

Obrigado mais uma vez por visitarem o Blog “Carroceiros” de Plantão, para falarmos sobre Carrocerias Automotivas.
Hoje começo a minha postagem parabenizando duas pessoas muito especiais Adélia e Denilson que nesta semana passaram por uma experiência única: Adelia doou um de seus rins para o seu marido. Sob o ponto de vista médico, um transplante de rim é algo corriqueiro, mas para a família tem um outro significado: esperança, renovação...Futuro!


Parabéns Adélia e Denilson!

Hoje vamos falar sobre construção de Protótipos.
Com certa frequência, tenho recebido alguns e-mails de pessoas que tem o desejo de modificar o seu carro, ou de construir um carro diferente.

Recebi um e-mail de um colega do Rio Grande do Sul que está fazendo em sua casa uma reforma num Gurgel á três anos e ele me pede uma ajuda, pois acredita que perdeu controle sobre o trabalho.
Minha sugestão: que o colega encare a reforma de seu Gurgel como a construção de um Protótipo.

Grandes Montadoras normalmente dispõem de uma fabrica de protótipos e de acordo com o seu tamanho e especialização podem construir vários protótipos vários modelos simultaneamente.
Claro que essas fabricas de protótipos não tem condições de fabricar cada uma das peças que constituem um automóvel, por isso, no caso das peças de carroceria, elas contratam outros fornecedores que constroem peças com meios provisórios e que geralmente custam muito mais do que uma peça construída por meios definitivos.
Alguns componentes, como bancos, tanques de combustíveis, etc., são construídos por alguns sistemistas contratados para isso.
Utilizando softwares gráficos, são desenvolvidos os dispositivos e ferramentas que serão utilizados para a montagem.
As primeiras peças adquiridas normalmente são aquelas que constituem a carroceria, como longarinas dianteiras, traseiras, assoalho, túnel, colunas, Dash Panel, Painel Posterior, laterais e teto.

Quando estas peças chegam dos seus fornecedores, estas passam por um controle dimensional e verificação de trincas ou rugas em excesso que possam comprometer a sua utilização na construção do protótipo.
Previamente são definidas as montagens dos conjuntos e subconjuntos de acordo com a capacidade da fabrica e conforme estas vão sendo executadas, são verificados os pontos de solda com um aparelho ultrassom, para certificar-se de que não ocorrerão problemas.
Após a carroceria montada, é feito uma verificação geral quanto aos pontos de solda, cordões MIG, parafusos e pinos soldados.

Em suma minha sugestão para o colega retomar os trabalhos seria: analisar a situação atual do trabalho, verificar quais peças estão faltando, providenciar a aquisição destas e programar as tarefas á serem executadas.
E quando estiver concluído, mande algumas fotos para publicarmos aqui no Blog.

Um abraço!

O Especialista

carroceria.2008@gmail.com

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2 comentários:

Waldemar Caldara Colucci disse...

Quando voce se refere a construção de peças protótipo, peças estampadas de grandes dimensões são fabricadas por firmas especializadas neste tipo de construção. O ferramental para estampagem é conhecido como "soft tool". São geralmente feitos em um material reciclável, conhecido com "kirksite" (um zamak mais sofisticado com uma porcentagem maior de cobre para aumentar a dureza.
Esta ferramentas de estampagem, dependendo do formato da peças podem gerar até 5.000 peças.

Anônimo disse...

Quem diria! Os dois caras que manjam da arte de fazer carroceria, juntos num blog! O negócio está ficando bom...

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