Inovação na Coluna B

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Olá muito boa noite!

Bem vindos mais uma vez ao nosso encontro semanal no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre carrocerias automotivas.
Hoje aqui no Blog, falaremos sobre a Coluna B do Ford Focus, mas qual será a diferença da Coluna B, do novo Ford Focus em relação á de outros carros?
Já tivemos a oportunidade de abordamos o assunto Colunas, aqui no Blog á quase dois anos atrás, no post “Com quantas colunas se faz um carro?”
Pessoalmente essa é uma peça que me fascina haja visto a função estrutural que a mesma tem que desempenhar quando num crash lateral e ao mesmo tempo, ficar praticamente invisível no carro.
O novo Focus é um carro mundial e os seus fornecedores são mundiais, também, mas a sua Coluna B certamente não é apenas um exercício no mundo de sourcing.
O projeto desta peça em particular, foi concebido para atingir os difíceis objetivos de Engenharia da Ford, mais especificamente a redução de peso, sem prejudicar o seu desempenho num impacto lateral e atender ás exigências de diferentes países no mundo no que diz respeito á segurança.
As Cores indicam oito diferentes espessuras na Coluna B do Ford Focus. A faixa de cor da direita começa com o mais fino seções na parte inferior (quatro tons de azul), subindo para dois tons de verde e, em seguida, cada um de amarelo e laranja espessa (2,7 mm).
O que faz a diferença da coluna B do Ford Focus em relação á dos demais carros concorrentes é o fato da Ford ter especificado um aço de ultra-resistência, o blank é feito pela empresa alemã Mubea, que produz as tiras que podem ser alterados de espessura ao longo de seu comprimento por um controle preciso da diferença entre pares de rolos.

O processo altamente inovador de laminação a frio, permite que uma mesma chapa seja laminada com até oito diferentes espessuras com precisão. A Mubea é capaz de executar transições suaves rápidas de uma espessura á outra ao longo do espaço em branco, fazendo uma mudança inferior á 0,2 mm, com precisão de 0,1 mm, tolerância geral de ± 0,05 mm, em cada etapa e de um extremo ao outro.

Em seguida, o blank é enviado para a Benteler para ser estampado á quente por um processo chamado de Hot-Stamping e, finalmente, a peça é entregue a Ford para a armação na carroceria.
No caso do material utilizado na coluna B do Ford Focus, as espessuras variam de no máximo de 2,7 mm até 1,35 milímetros. O grande segredo está em colocar a maior espessura onde as peças são muito mais solicitadas para a força máxima em impactos laterais. As seções mais finas serão na parte inferior, e aí realmente será de quatro espessuras nessa área sozinho. O peso total da coluna B é um pouco mais de 7 kg, a redução de peso ao longo de um projeto convencional de 1,3 kg.
Feliz 2010! Vamos mudar!
Uma boa semana á todos e não deixem de curtir á vida ao lado daqueles que lhes fazem bem. Um abraço!
Em tempo! Falamos de uma peça presente nos modelos destinados para o mercado europeu e americano. Informações sobre o modelo comercializado no Brasil, contacte a Ford do Brasil.
O Especialista
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