A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

21.2.10

Light-Car EDAG: um passo á frente!

Olá muito boa noite!

Bem vindos mais uma vez ao nosso encontro semanal no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre carrocerias automotivas.

Em julho do ano passado comentamos aqui no Blog sobre o Projeto Super Light-Car que nasceu na Alemanha fruto da cooperação de montadoras, fabricantes de autopeças e universidades na busca de novos materiais para construção de carrocerias automotivas mais leves.

Hoje aqui no Blog “Carroceiros” de Plantão, falaremos sobre o projeto da EDAG que vai na mesma direção do Super Light-Car.

O Light Car, carro conceito da EDAG foi apresentado no Salão de Genebra no ano passado e trouxe muitas novidades. Com 4,0 metros de comprimento, 2,90 m de entreeixos e 1,70 m de largura esse veículo terá no máximo um peso de 1200kg.



No que diz respeito á Carroceria do Light-Car, a EDAG buscou parcerias com algumas empresas visando utilizar novas tecnologias e materiais inovadores.

Os painéis externos do Light Car foram construídos com fibra basáltica, desenvolvida pela empresa austríaca ASA.TEC. (Asamer Basaltic Fibers GmbH), essa fibra é mais leve, mais barata e quase tão resistente quanto a fibra de carbono ou o próprio alumínio, além do fato de ser totalmente reciclável.

Em cooperação com a alemã Zollern, tradicional empresa fabricante de fundidos e elementos de máquinas, utilizou um novo processo de fundição chamado “thin-walled” que tornou possível a fabricação de peças de aço fundido com paredes extremamente finas. A utilização de um material que tem um alto grau de rigidez, com menos distorções do alumínio propiciou bons resultados estruturais á carroceria.

A também alemã Linde + Wiemann, que fabrica peças e conjuntos de carroceria para montadoras na Europa, desenvolveu Componentes feitos de aço temperado parcialmente, que combinam um alto grau de rigidez com ótima conformabilidade; no Light-Car esta tecnologia foi aplicada na parte inferior da carroçaria, soleira da porta e front-end.

A empresa Honsel, também tradicional no mercado alemão, especializada em fundições de blocos de motores, cilindros, cabeçotes e carcaças de bombas, aplicou algumas das suas tecnologias de processamento(fundição, extrusão e laminação), na fabricação de alguns componentes utilizando alumínio e magnésio.

A Wilhelm Böllhoff GmbH & Co. KG ou simplesmente Böllhoff, neste projeto utilizou um método recentemente desenvolvido (RIVTAC processo ®), que torna possível unir e produzir um bom ajuste entre os materiais de alta resistência composta.



Juntando toda tecnologia de novos processos e novos materiais, o resultado: uma plataforma para veículos á serem fabricados em pequenas séries que pode ser usada para diversos tipos de carroceria: hatch, sedã, perua ou picape.


Para o próximo Salão de Genebra deste ano, a EDAG promete trazer uma versão do Light-Car funcional. Essa nova versão deverá reunir boa parte das tecnologias aqui mencionadas, assim como outras desenvolvidas ao longo do ano e servirá como base para testes funcionais.

Talvez dentro de alguns anos, ao pára no semáforo, você esteja do lado de um carro feito á partir do Light-Car, será???

Feliz 2010! Vamos mudar!

Uma boa semana á todos e não deixem de curtir á vida ao lado daqueles que lhes fazem bem.

Um abraço!

O Especialista

carroceria.2008@gmail.com

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