A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

28.3.10

V!


Olá muito boa noite!

Bem vindos mais uma vez ao nosso encontro semanal no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre carrocerias automotivas.

Hoje aqui no Blog “Carroceiros” de Plantão, falaremos sobre a nova plataforma desenvolvida pela Nissan.

Quando uma montadora decide por desenvolver uma nova plataforma, é preciso que esta tenha consciência do quão importante é esta tarefa. O desenvolvimento de uma nova Plataforma, não implica em apenas desenvolver um amontoado de peças de metal, fixadas entre si com pontos de solda, cordões e cola.

Num ambiente cada vez mais competitivo, implica em produzir novos conceitos inovadores, definir objetivos audaciosos como redução de custos de produção sem comprometer a imagem do produto.

E foi isso que a Nissan conseguiu: desenvolver a nova Plataforma V com uma abordagem totalmente diferente que permitirá gerar economias de escala realmente interessantes e otimizar as suas operações automotivas no mundo.

A nova Plataforma V será utilizada inicialmente para a quarta geração do Nissan Micra mas a própria montadora já avisa que outros veículos como sedãs, multivans e minivans também compartilharão desta nova plataforma.

O novo Micra será consideravelmente mais leve que seu antecessor, na ordem de 35 á 40 kg mas se engana quem pensar que nessa nova plataforma foram agregadas peças em alumínio, manganês e fibra de carbono.

Ao invés de agregar novas peças, a engenharia repensou o conceito de alguns de seus componentes e materiais, assim foi possível obter uma redução substancial do número de componentes e ainda aumentar a rigidez de carroceria.

A aerodinâmica do Micra de quarta geração também foi significativamente melhorada desse modo aliado ao novo motor de três cilindros que promete proporcionar menos atrito e bom torque em rotações muito baixas, ele deverá oferecer boa agilidade urbana com baixo consumo de combustível.

A Plataforma terá um peso máximo de 1.600 kg, o conjunto de suspensão contará com menos componentes, o sistema de escape foi otimizado e o tanque de combustível pesará 18,8% a menos que os atuais.

Os engenheiros da Nissan, incorporaram á plataforma um fator importante que contribui para a segurança do carro a melhoria do impacto. O carro foi projetado para absorver as forças de uma colisão frontal, graças às zonas de deformação sofisticados, mantendo a integridade do cockpit, devido à sua carroçaria reforçada.

Na Europa, o Micra vai ser equipado com ABS, airbag duplo frontal, airbags laterais e de cortina, Programa Electrónico de Estabilidade (ESP) e cintos de segurança pré-tensionador como equipamento standar.

A Nissan terá base de produção do novo Micra em fábricas no exterior, como a Tailândia, Índia, México e China.

Feliz 2010! Vamos mudar!

Uma boa semana á todos e não deixem de curtir á vida ao lado daqueles que lhes fazem bem.




Um abraço!

O Especialista

carroceria.2008@gmail.com

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