A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

13.9.09

Uma nova fase para o FEM

Olá muito boa noite!

Bem vindos mais uma vez ao nosso encontro semanal no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre carrocerias automotivas.

Se você acompanha o Blog á um bom tempo vai se lembrar de que já comentamos aqui sobre Métodos de Elementos Finitos aplicados na construção de carrocerias Automotivas.

Caso não se lembre, você pode ler agora, é só clicar no link abaixo:

Métodos de Elementos Finitos na construção de Carrocerias

Conforme comentei nesse Post, o método de elementos finitos (FEM) é uma das ferramentas mais usadas na análise de estruturas complexas na engenharia mecânica, na engenharia veicular, aeroespacial e na engenharia civil.

Pesquisadores do Instituto Fraunhofer de Mecânica dos Materiais, situado na Alemanha, estão desenvolvendo um novo método de simulação que leva em conta as deformações das peças durante a sua fabricação e montagem; com isso espera-se que os resultados dos crash-tests virtuais tenham maior precisão do que os testes virtuais convencionais.

Nos testes virtuais convencionais o que se considera basicamente são as propriedades mecânicas dos materiais e os números de pontos de fixações (pontos, cordões de solda e etc.) que servem como base para a realização destes.

Mas como se sabe, no decurso do processo de fabricação, ocorrem mudanças no material que irão influenciar nas características estruturais das peças. Podem aparecer pequenas trincas, acúmulos de tensões, zonas de estricção (entenda-se variação de espessura).

Por exemplo, para se produzir uma coluna B, o material passa por um estampo de até seis estágios que vai tensionar o material até se atingir a forma desejada. Fatalmente essa peça terá algumas pequenas deformações espalhadas pelo corpo da peça.

A grande jogada é montar os modelos de simulações do crash-test virtual com peças contendo as características resultantes das simulações de processos e então realizar a simulação de acidente.


Uma boa semana á todos e não deixem de curtir á vida ao lado daqueles que lhes fazem bem.


Um abraço!

O Especialista

carroceria.2008@gmail.com

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