A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

14.6.09

Não tem geladeira em casa? – Parte 2

Olá muito boa noite!

Bem vindos mais uma vez ao nosso encontro semanal no Blog “Carroceiros” de Plantão.

Hoje continuamos falando sobre Portas.

Como comentamos na ultima postagem, uma porta é composta por mais de 15 componentes tendo cada um desses a sua utilidade dentro do conjunto.

Á seguir um breve descritivo destes componentes e suas funções:

As principais peças do conjunto Porta são os dois painéis de porta interno e externo que depois de fechados formam uma caixa. Em geral a junção do painel externo com o interno se dá por meio da grafagem uma vez que por questões de estética, os pontos de solda não são aplicados nos painéis externos. Numa outra oportunidade vamos abordar o tema Grafagem de Porta para que você saiba como é o processo.

O painel externo é estampado no mesmo material, espessura e qualidade superficial das laterais, pára-lamas e painéis de tampas.
O Painel interno é estampado com uma espessura um pouco maior, pois será ele quem deverá servir de estrutura para todo o conjunto e sustentar todas as outras peças.

Os Reforços de Crash, tal qual os reforços de carroceria são de suma importância, pois estes deverão proteger os ocupantes no caso de um impacto lateral, normalmente são fabricados com ligas de aço de alta resistência e soldados ao painel interno.

Os reforços das Dobradiças não precisam ser de aço de alta resistência, normalmente são peças feitas com aços comuns, mas numa espessura que varia de 3.5 á 5 milímetros e servem para reforçar a região do painel interno onde as dobradiças são soldadas.

Dependendo do tamanho do veículo ou do fabricante, as dobradiças podem ser soldadas ao painel interno ou parafusadas, de qualquer forma o seu papel é dar sustentação á porta e permitir o movimento desta.

Os limitadores de porta em geral têm duas posições de abertura, há casos em que há três ou quatro posições depende do fabricante do veículo e do modelo, sua função é de posicionar a porta em aberturas pré-definidas evitando assim que as portas fiquem “soltas” e ocorram amassados indesejados.

As canaletas do vidros servem para guiar o vidro quando no movimento de abre e fecha e servem também para dar sustentação aos vidros das portas.

Os Reforços para fixação do retrovisor não precisam ter a espessura tão grande como os reforços da fechadura, mas são necessários para dar sustentação suficiente ao retrovisor, garantindo por exemplo que este não entre em ressonância com o motor e comece á vibrar, impedindo que algo seja visto através deste.

As vedações de porta garantem que o ruído externo, vento e água não entrem para o interior o veículo, a concepção de uma vedação, fabricação e aplicação será tema de uma próxima abordagem.

Embora as maçanetas ás vezes sejam vistas como acessórios, na verdade ela faz parte também do conjunto porta e é de suma importância para a segurança de um veículo. Seu acionamento precisa ser leve e preciso, não podendo abrir a porta do veículo com um simples choque e nem impedir a sua abertura após ter sofrido um impacto. Se isso acontece o projetista volta para a mesa para repensar o seu projeto.

As Fechaduras são mecanismos bastante complexos que tem uma particularidade muito especial e assim como as maçanetas o seu bom funcionamento também é importante para a segurança do carro.

Na próxima postagem vamos falar sobre os tipos de aberturas de portas.

Uma boa semana á todos e não deixem de curtir á vida ao lado daqueles que lhes fazem bem.


Um abraço!

O Especialista

carroceria.2008@gmail.com

Alguma sugestão ou crítica? Mande um E-mail para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!