A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

31.5.09

Seção de Respostas aos emails enviados ao Especialista


Olá muito boa noite!

Bem vindos mais uma vez ao nosso encontro semanal no Blog “Carroceiros” de Plantão.

Depois de uma semana marcada pela emoção da chegada do pequeno Gabriel, voltamos á nossa rotina semana de encontros para falarmos sobre Carrocerias Automotivas.

Hoje vamos responder alguns e-mails que recebemos e por absoluta falta de tempo, não pudemos responder, peço a compreensão de todos.

31/03/2009
Bom dia, sempre venho lendo os seus artigos e gostaria de saber mais sobre os nodos da carroceria, principalmente o nodo "d" cargas aplicadas no torcional e rigides onde eu conseguiria saber estas informações? Tem algum livro sobre estrutura de carrocerias.

Resposta:
Normalmente quem decide os targets de rigides da carroceria é o seu construtor e isto é feito com base nos modelos já construídos por ele mesmo, nos modelos construídos pelos seus concorrentes e com base na avaliação dos clientes. Vale lembrar que uma boa rigidez de carroceria é pré-requisito para que o carro seja seguro e confortável. Livros em português sobre esse assunto são raros, visite a página abaixo:
http://carroceria.blogspot.com/2009/03/biblioteca-do-especialista.html

26/04/2009
Olá! Faço faculdade de Eng. Elétrica e ingressei recentemente em uma equipe que tem como objetivo construir um carro tipo fórmula.
Sou responsável pela parte eletro-eletrônico, mas não entendo muito do funcionamento de um carro.
Seria possível você me enviar alguns links ou mesmo anexar alguns sobre mecânica e elétrica automotiva?
Fiz diversas pesquisas na Internet, mas ainda não encontrei um bom material.
Desde já agradeço.

Resposta:
O Foco do Blog é construção de Carrocerias, só posso lhe ajudar no que diz respeito á Carrocerias.

28/04/2009
... antes de tudo agradeço pelo seu site que por sinal é muito interessante e esclarecedor. Estou pensando em 'montar' um carro usando peças de outros (peça de um motor de outro, suspensão de outro) e penso em montar uma carroceria personalizada e gostaria de saber se um carro com a carroceria de fibra de vidro (como em algumas replicas Shellby Cobra e outros modelos) oferece algum risco de estar andando e em um determinado momento a carroceria se danificar por causa da ação do vento ou alguma outra ação externa (exceto colisões ou outras ações que obviamente vai danificá-la) . Até que velocidade (força ar) aproximadamente essas carrocerias podem suportar e quando usada em condições adversas, chuva eventual granizo, pedrinhas? É seguro?Mais uma vez OBRIGADO ISSO SERÁ MUITO ÚTIL. Até Breve.

Resposta:
Se você fizer um “PROJETO CONSISTENTE”, esse risco você não corre. E o que é um Projeto Consistente? Pense numa grande árvore, que possui uma grande copa, esta também possui um grande tronco e grandes raízes que lhe garantem uma boa sustentação. Uma palmeira, por exemplo, possui uma copa pequena, tem o tronco esguio e a raiz não é muito grande. O segredo do sucesso do seu projeto vai estar em você saber dimensionar as fixações e a espessura das peças confeccionadas em fibra, mas não se preocupe; até mesmo quem trabalha nas montadoras e projeta carros em chapas de aço volta e meia precisa aumentar a espessura de alguma peça, aumentar o número de pontos de solda e ou redimensionar algum parafuso. Quanto á idéia de utilizar peças de outros carros: eu acho perfeito!

28/04/2009
Olá,
sou estudante de engenharia mecânica, e farei um trabalho sobre ensaios mecânicos em carrocerias.Até agora eu e meu grupo encontramos o ensaio de crash e corrosão.Gostaria de lhe perguntar se haveria outros ensaios para uma carroceria.Obrigada desde já.

Resposta:
Os ensaios mais comuns são: Crash teste, corrosão, Flexo-Torção, Bate portas/tampas, Arrancamento de bancos e cintos de segurança, Amassamento de teto, portas e tampas, Vedação de poeira e água, algumas montadoras ainda fazem ensaios para medir esforço de abertura de portas e tampas, medem o coeficiente aerodinâmico e realizam ensaios para medir o comportamento acústico da carroceria.

20/05/2009
Boa tarde,Estou desenvolvendo um projeto no curso de especialização em gestão processos industria automobilística, de utilização de materiais alternativos na construção de automóveis. Mais especificamente na estrutura inferior do veículo chassi/ assoalho, estou pesquisando o plástico - poliamida gostaria que pudesse me passar algumas dicas sugestões.Obrigado.

Resposta:
A EDAG lançou anos atrás um carro conceito onde o assoalho era feito de papelão e resina. Para melhorar a resistência ela utilizou a forma de colméias.


Um abraço!

O Especialista

carroceria.2008@gmail.com

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