A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

15.2.09

Seção de Respostas aos emails enviados ao Especialista


Olá muito boa noite!

Bem vindos mais uma vez ao nosso encontro semanal no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre Carrocerias Automotivas.

Hoje aproveito para responder alguns e-mails recebidos no endereço carroceria.2008@gmail.com:

O primeiro deles nos chegou em 31.01.09

Olá Especialista, espero que esteja tudo bem.
Bom, eu estudo no SENAI e me foi pedido um trabalho sobre Sistema de Montagem e Desmontagem de Carrocerias e eu não acho esse raio de sistema em lugar nenhum. Pesquisando aqui na Internet eu encontrei o seu blog.
Será que você poderia me ajudar? Eu ficaria bastante grata!

Minha resposta:
É difícil encontrar literatura sobre este tópico, principalmente em Português. Quem trabalha neste ramo normalmente migrou de uma área similar e aprendeu as técnicas, como se diz, na Unha.
Eu fiz uma breve pesquisa em alemão e em inglês no Google e vai ser preciso muita paciência da sua parte. Mãos á obra!

O segundo e-mail chegou em 06.02.09:
Antes de mais nada parabéns pelo site.
Sou engenheiro mecânico e um apaixonado por automóveis. Tenho muita vontade de fazer uma especialização em mecânica automobilística, mas, como acabei de me formar, isso ainda vai demorar.
Tenho me interessado muito sobre projeto de chassis tubulares, e gostaria de saber onde posso aprender mais sobre o assunto, como livros, sites, softwares utilizados para esses tipos de projetos, etc. Como faço para saber todas as forças atuantes nos chassis? Existe algum software para isso?

Minha resposta:
Sei que é muito caro uma especialização, mas não espere muito. Faça logo a sua inscrição e boa sorte.
Quanto á construção de chassis tubulares, você também terá de garimpar no Google as informações mas no seu caso terá de separar o joio do trigo. Vale a pena ver começar pelo site italiano do Traverso! http://www.marcotraverso.it/spaceframe/index.html
Normalmente as empresas utilizam o Nastran, dê uma olhadinha também na postagem sobre elementos finitos.

Boa sorte!

O terceiro e-mail recebido em 06.02.09:
Buenas tardes, Soy un estudiante de ingenieria que tiene que realizar un trabajo sobre seguridad pasiva en carrocerias de vehículos, autobuses, camiones... y me gustaria saber donde podría encontrar información acerca de este tema. Gracias por todo. Un saludo.

Minha resposta:
Você pode começar a sua pesquisa no link: www.safetyresearch.net/crash.htm
E também pesquisar no Site EuroNCAP.

O PRÓXIMO FOI RECEBIDO EM 09.02.09:
Sou estudante finalista de engenharia mecânica em Portugal....gostava de deixar ficar os meus sinceros parabéns pelo blog!
Tenho especialidade em concepção de estruturas nesse ramo...e gostava também de saber a sua opinião sobre quais são as principais dificuldades associadas aos processos de fabrico quando se utilizam ligas de alumínio neste tipo de estruturas?

Minha resposta:
No caso aqui no Brasil e acredito que no resto do mundo também, a principal dificuldade no processo de fabrico de estruturas em Alumínio é o seu preço. Principalmente nesta época de crise onde questiona-se muito os valores.
A extração do Alumínio não é lá muito barato e nem tão pouco livre de poluentes e logo acredito que haverá também questionamentos quanto á poluição emitida para se obter o alumínio e construir o carro. Quanto ás técnicas de junção, já está tudo desenvolvido é só uma questão de aprimoramento destas.

E por fim, o ultimo e-mail recebido em 13.02.09:
...contudo eu agora vou ter de fazer um trabalho cujo o titulo é "estudo da rigidez em estruturas monocoque"por isso perguntava se poderia dar opinião sobre bibliografia adequada que tenha conhecimento....
Segue lista dos autores indicados: http://ohio.ikp.liu.se/fe/auth.html

Tenham todos uma ótima semana.

Um abraço!

O Especialista

carroceria.2008@gmail.com

Alguma sugestão ou crítica? Mande um Email para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!