A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

7.2.09

Front End

Olá muito boa tarde!

Bem vindos mais uma vez ao nosso encontro semanal no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre Carrocerias Automotivas.

Hoje vamos falar de uma peça de grande importância para o comportamento estrutural da carroceria e também para a montagem de outros componentes do veículo: O Front End.

O Front End para quem não sabe é aquela peça situada na frente dos veículos onde são montados os radiadores do motor e do sistema de ar condicionado, faróis,a lâmina do Pára-choque dianteiro e o próprio Pára-choque, pode ser construído em chapa de aço ou alumínio, tubos perfilados ou em plástico com reforços metálicos.

Muitos pensam que o Front End é uma peça que serve apenas para se “pendurar” outros componentes, pelo contrário, ele tem uma função estrutural muito importante.

Algumas versões de Front End são soldadas á carroceria, outras versões são aparafusadas, geralmente em pontos situados nas longarinas dianteiras superiores e inferiores.

Além disso, é o Front End quem literalmente segura a Tampa Dianteira, pois se verificarem, em alguns veículos a fechadura é montada no Front End ou na própria tampa, imagine então um carro numa velocidade de 100km/h, apesar da forma aerodinâmica da tampa, há uma tendência natural da Tampa ser jogada para trás.

Se a Travessa do Front End não for bem dimensionada, qualquer deformação nesta pode soltar a Tampa.

Em alguns paises onde a legislação de proteção ao pedestre deverá entrar em vigor á partir de 2010, algumas empresas já se dedicam á desenvolver um Front End que se adeque á nova legislação, é o caso da Valeo que desenvolveu um novo Front End prometendo reduzir a gravidade das lesões em Pedestres na faixa de 20 á 40%.


Espero que tenham gostado da postagem de hoje.

Aproveitem bem o seu fim de semana com aqueles que lhe fazem bem.

Um abraço!

O Especialista

carroceria.2008@gmail.com

Alguma sugestão ou crítica? Mande um Email para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!