Seção de Respostas aos emails enviados ao Especialista

|

Olá muito boa tarde!

Bem vindos mais uma vez ao nosso encontro semanal no Blog “Carroceiros” de Plantão.

Hoje vamos responder alguns e-mails enviados para carroceria.2008@gmail.com , peço desculpas pela demora em enviar as respostas:

11/06/2009
...meu nome é Joani (M), gostaria de mais informações sobre como fazer carro em fibra, aonde consigo os moldes e gabarito de chassis.
Minha resposta:
Tem muitas empresas vendendo Kits de fibra de vidro e chassis tubulares. Você pode comprar e montar em casa ou pagar para alguém montar para você.
Agora se você quer exclusividade, fazer um carro não é uma tarefa fácil e provavelmente vai levar muito tempo para fazer o projeto e montá-lo fisicamente. O meu projeto de mestrado por exemplo já tem três anos e só está no papel.
Abaixo segue um link de pesquisa no Google para você ter uma idéia de quem fabrica estes kits.

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=kit+fibra+replica&btnG=Pesquisar&meta=

22/06/2009
...Opa! Esta internet é mesmo muito legal. Eu aqui, tentando desenhar alguma coisa, e daí vejo seu blog.
Muito bom. Mas preciso te fazer um pedido: Monta um site. Já pensou trocar experiências com um monte de gente??
Minha resposta:
O objetivo é justamente esse: trocar experiências Mas acho que não é preciso montar um site para isso, talvez um grupo de discussão resolvesse.

24/06/2009
... Ola, bom dia...li o seu blog. Gostaria de saber se poderia me ajudar, estou interessado em descobrir como fazer reparos em parachoques de plastico,mas trabalho de qualidade. Se puder me dar uma dica boa agradeço.
Minha resposta:
Particularmente sou contra a reforma de pára-choques e explico o porquê. . Normalmente essas peças são fabricadas com uma mistura de PP e fibra de vidro e são projetadas e programadas para absorver uma certa energia de impacto, quando solicitadas. Após a solicitação do pára-choque as fibras se deslocam e nunca mais voltam ao lugar enfraquecendo a peça. Infelizmente eu desconheço técnicas de retrabalho de peças de PP, vou ficar devendo a Dica.


29/06/2009
...Estou trabalhando no desenvolvimento de um uma carroçaria de fibra de vidro, entretanto estou esbarrando em um grande problema, pois não sei como determinar quais são os esforços que devem atuar no carro, eu seja, quais são as cargas que ele deve suportar. Com certeza deve existir alguma norma em relação a isto, entretanto não encontro nada relacionado. Gostaria de saber se você poderia me dar alguma luz.
Minha resposta:
Vou repetir a resposta já enviada para um outro colega: Normalmente quem decide os targets de rigides da carroceria é o seu construtor e isto é feito com base nos modelos já construídos por ele mesmo, nos modelos construídos pelos seus concorrentes e com base na avaliação dos clientes. Vale lembrar que uma boa rigidez de carroceria é pré-requisito para que o carro seja seguro e confortável. Livros em português sobre esse assunto são raros, visite a página abaixo:

http://carroceria.blogspot.com/2009/03/biblioteca-do-especialista.html
Complementando a resposta, eu sugiro que você adote um carro fabricado por uma montadora, como referência e tente melhorar no seu projeto tudo o que a referência tem de ruim e claro copiar aquilo que ele tem de bom, boa sorte com o seu projeto!

04/07/2009
...Conversei com meu professor orientador, de começar a fazer uma iniciação cientifica nessa área de estruturas...
...Ouvi falar de Projeto de Estruturas com Análise pelo Método de Elementos Finitos. Primeiramente queria fazer algo nessa área, para não só aprender mas também, digamos, poder projetar sem muitos problemas. Depois penso em fazer na área de materiais, afinal quem projeta precisa saber de que material será seu projeto. Enfim, o que te peço em suma é que me ajude, não sei se esse é um bom título, não sei nem se é possível fazer uma iniciação nesse ramo de projetos e tal, então se você puder me ajudar, a guiar-me para um caminho certo, para que eu possa saber em que eu poderia fazer uma iniciação, e se possível qual o titulo. Ficarei muito grato se puder me ajudar.

Minha resposta:
Pela minha experiência, a Análise pelo Método de Elementos Finitos é mais uma ferramenta de verificação do que uma ferramenta de projeto, propriamente dito.
Normalmente nós engenheiros projetamos as peças, definimos o material, o tipo de união: pontos de solda, cordão MIG/MAG ou laser e depois simulamos o crash da carroceria para saber o resultado.
Muitas vezes o material que definimos exige uma construção de ferramenta muito cara ou então é impossível aplicar pontos ou cordões, nesse caso o conhecimento do construtor fala mais alto.
Essa ferramenta é tão boa que algumas montadoras já estão simulando, testes de durabilidade de alguns componentes, isso representa uma economia muito grande na construção de protótipos e etc..
Não adianta, para saber projetar você vai ter de cometer alguns erros e depois muitos acertos.
Na minha opinião você poderia talvez desenvolver um trabalho em cima do Alumínio, poucas montadoras, á nível de Brasil, utilizam esse material em suas carrocerias.



08/07/2009
... SOY ESTUDIANTE DE INGENIERIA MECANICA DEL 5TO SEMESTRE, ES DECIR 1 SEMESTRE DE LA ESPECIALIDAD, SOY DE VENEZUELA.MI INTENCION, ES QUE ANDAVA INVESTIGANDO DE QUE MATERIALES DEBO UTILIZAR PARA LA CONSTRUCCION DE UNA CARROCERIA, Y ME METI EN SU BLOG, Y VI QUE MANEJAN LA INFORMACION, LA PREGUNTA ES QUE EN QUE DIRECCION WEB O BIBLIOGRAFIA, PUEDO CONSEGIR LA SIGUIENTE INFORMACION, QUE ESTA DESTINADA A LA REALIZACION DE UN TRABAJO DEL TEMA QUE MENCIONE ANTERIORMENTE.EL TIPO DE ALEACION (PROPIEDADES MECANICAS: RESISTENCIA A LA FATIGA, TENACIDAD, DUCTIVILIDAD, RIGIDEZ, FLEXIBILIDAD, PESO; RESISTENCIA A LA CORROSION, COSTO DE LOS MATERIALES)
Minha resposta:
Não existe uma receita pronta que diga qual aço, qual espessura utilizar para uma determinada peça da carroceria, como já mencionei a escolha dos materiais muitas vezes é motivada pela experiência do projetista, mas uma boa fonte de informação são os informativos disponibilizados pelas acearias do mundo, abaixo alguns links interessantes:

01/08/2009
O que que vc acha da carroceria de fibra de vidro no Toyota Bandeirante? Vale a pena?
Minha resposta:
O Bandeirante originalmente é um carro robusto projetado para todo tipo de terreno. Se você quiser manter a robustez original fatalmente vai ter de fazer uma gaiola do mesmo modo como a Mitsubishi fez com aquela pick up do rallye. Dependendo do uso que você vai fazer dele...acho que dá jogo.

05/08/2009
... eu e meu amigo estamos querendo realizar um sonho antigo, construir um carro para duas pessoas com motorde uma supermoto 1000 cc por exemplo, mas não temos muito conhecimento de cálculos, como por exemplo: * como saber a suspensão que tenho que usar para aquele peso de carro, gerando estabilidade ao carro!* é possível construir um chassis utilizando uma solda elétrica.* onde encontro os requisitos que tenho que seguir para esse carro ser legalizado.Graças a Deus encontrei seu blog, pois varias duvidas minhas já foram sanadas.Muito obrigado, e parabéns pela sua força de vontade de ajudar o crescimento de futuros especialistas!!!!!
Minha resposta:
Desculpe, mas a parte de suspensão não é bem a minha praia, fico lhe devendo, contudo existem sites americanos especializados que podem te auxiliar na escolha.
Quanto á construir o chassis com solda elétrica, sim é possível, mas você precisa ficar atendo ao material do tubo que vai utilizar, bem como do material do eletrodo, lembre-se que o chassis vai trabalhar, sofrer torções e podem ocorrer trincas.
Para legalizar o seu protótipo, procure o DETRAN ou CIRETRAN mais próximo de sua casa para obter mais informações.

05/08/2009
Olá, vi seu blog e achei bastante interessante. Você teria informações das famílias e suas respectivas plataformas dos veículos nacionais. Desde já grato.
Minha resposta:
Estamos preparando uma série de postagens sobre o tema Plataforma, em breve!

Um bom fim de semana á todos e não deixem de curtir á vida ao lado daqueles que lhes fazem bem.


Um abraço!

O Especialista

carroceria.2008@gmail.com

Alguma sugestão ou crítica? Mande um E-mail para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!
O Especialista está também no Facebook e no Twitter.

1 Comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Especialista pelo trabalho que vem desenvolvendo no seu Blog.
Enquanto alguns pseudo-profissionais insistem em passar a impressão de que sabem alguma coisa, você mata a cobra e mostra o pau literalmente...
Não vejo a hora de te ver na frente de uma platéia do SAE ou de uma sala de aula passando conheciment para as pessoas.
Grande Abraço!

Postar um comentário

Divida suas opiniões e duvidas conosco.

 

©2009 CARROCEIROS DE PLANTÃO | Template Blue by TNB