A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

10.4.09

Seção de Respostas aos emails enviados ao Especialista

Olá muito Boa Tarde!

Bem vindos mais uma vez ao nosso encontro semanal no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre Carrocerias Automotivas.
Como tenho feito freqüentemente, hoje publico algumas perguntas que recebi no E-mail carroceria.2008@gmail.com e suas respectivas respostas.
Essas publicações de e-mails e respostas tem o objetivo de levar á vocês um pouco das duvidas de outros leitores. Caso não concordem com a minha resposta, deixo aqui espaço para fazerem as suas considerações.

Vamos aos E-mails:

Em 11.03.09 recebi o seguinte email:
...estou cursando meu último ano de Engenharia Mecânica... e como tema de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), escolhemos fazer uma análise estrutural de um KART. Estou iniciando meus estudos sobre o assunto e encontrei uma matéria sua no site "carroceiros de plantão", e gostei da forma simples que explicou tais assuntos e gostaria de saber se teria alguma informação sobre quais forças que atuam numa carroceria (armação de tubos em treliça ou spaceframe), através de alguns sites explicativos ou de alguma literatura. Pretendemos fazer uma análise por elementos finitos e com o resultado sugerir uma alteração na estrutura, tanto na forma quanto no peso. Espero poder contar com alguma informação e desde já agradeço, e parabenizo pela matéria.

Este e-mail mereceu duas respostas, a primeira foi:

... Tem um site americano que trata de analise de elementos finitos muito bom, vou ver se acho ele e te mando o link; quanto ás forças atuantes na carroceria não existe uma fórmula pronta para calculo.
Você pode tentar definir algumas forças por exemplo simulando o Kart fazendo uma curva em cima de uma zebra á velocidade máxima, freando e etc.
Normalmente as montadoras têm a sua própria norma e elas definem uma faixa para Flexo/Torção á ser alcançada no projeto.
Minha sugestão, porque vocês não partem de uma plataforma pronta em aço, calculam a torção dela e não desenvolvem uma similar em alumínio que seja melhorada?
Vou pesquisar melhor o assunto e assim que tiver alguma coisa eu te mando um email, ok???

Dias depois a complementação:

Olá boa noite.
Como prometi, segue abaixo os sites que tratam de construção de Karts, acredito que vão lhe ajudar e muito:

http://blog.kartbuilding.net/
http://www.kartbuilding.net/
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&um=1&q=chassis+de+kart&btnmeta%3Dsearch%3Dsearch=Pesquisar+na+Web
http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&um=1&q=chassis%20de%20kart&ie=UTF-8&sa=N&tab=wi
Me mantenha informado da evolução do seu projeto.
Em 13.03.09:
Gostaria de saber se por acaso você possui algum esquema ou projeto de chassi tubular de como pode ser montado, também gostaria de saber como é feito o assoalho do carro sendo ele de fibra e se suporta o peso de pessoas no interior do automóvel, pois estou desenvolvendo e montando um carro elétrico e preciso de auxilio na parte de carroceria, chassi e suspensão..

Minha resposta:

Há vários modos de se fazer o assoalho: de fibra de vidro reforçado com telas de arame para garantir uma certa estrutura, geralmente fazendo-se uma camada muito grossa de uns 3,5 cm ou utilizando chapa expandida de alumínio, que é a que eu prefiro.
Infelizmente eu não tenho nenhum esquema pronto para a construção de uma carroceria, eu estou desenvolvendo um Spaceframe para um veículo, mas faz parte da minha tese de mestrado e eu não posso divulgar antes de concluí-lo.
Minha sugestão:
Visite alguns sites de fabricantes de veículos elétricos espalhados pelo mundo, faça um bechmarking, baixe fotos, anote as vantagens e desvantagens, o que lhe atrai ou não nos veículos que já se encontram em produção e mãos á obra!
Se você quiser mandar um escopo do seu carro para que eu possa avaliar e surgerir alguma coisa, sinta-se á vontade
Não deixe de visitar os links abaixo, tenho certeza de que serão de grande ajuda para o seu projeto.

http://carroceria.blogspot.com/2008/09/dica-do-especialista-construindo-um.html

http://blogdovicente.com/2008/11/12/como-construir-seu-proprio-carro-eletrico/

http://www.abve.org.br/destaques/destaque08083.shtml

http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=7576

http://www.freund-elektrofahrzeuge.de/


Em 24.03.09 uma questão bastante curiosa:

boa tarde já corri muito atrás do vidro ou de alguém que faça vidro temperado; eu tenho um lada samara ano 91 duas portas so que para esse modelo não encontram mais peças de reposição. Eu queria saber onde ou quem faz vidro pra colocar no carro. Agradeço a sua atenção, por favor me responda com urgência e obrigado.

Minha resposta:

Como Especialista em Carroceria lamento te informar que vai ser difícil você encontrar quem faça um vidro para você, principalmente porque o processo de fabricação é muito caro para fazer apenas uma peça, tem ainda a agravante da curvatura do vidro, têmpera etc. e etc.
Não sei em que parte do país você se encontra, mas você pode tentar achar alguém aí perto de sua casa ou trabalho que trabalhe com acrílico para fazer uma peça para você, muitos colecionadores recorrem á este recurso.
Ou ainda você pode "garimpar" nos grandes desmanches que existem em todas as cidades; semana passada por exemplo um amigo meu da Alemanha levou metade de um Fusca comprado num desmanche...

E por hoje é só.
Tenham todos uma ótimo fim de semana, não deixem de aproveitar o feriado de Páscoa com aqueles que lhes fazem bem.

Um abraço!

O Especialista

carroceria.2008@gmail.com
Alguma sugestão ou crítica? Mande um E-mail para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!