A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

15.11.08

Acos para construção de Carrocerias - Parte 2


Olá muito bom dia!

Bem vindos mais uma vez ao nosso encontro semanal no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre Carrocerias Automotivas.

Antes de retomarmos a nossa conversa sobre Aços, gostaria de mandar um abraço para João Vitor, estudante de Engenharia Mecânica do Centro Universitário da FEI (São Bernardo do Campo), para Thais do Rio de Janeiro, aluna do 4º período do curso técnico de automobilística do CEFET/RJ, para Rafael estudante do 6º período de Engenharia Mecânica no Instituto Superior Tupy, em Joinville que escreveram pedindo algumas informações sobre carrocerias automotivas e para todos aqueles que dedicaram alguns minutos do seu atribulado dia para escreverem algumas palavras de estímulo para O Especialista.

Muito obrigado á todos.

Hoje continuamos com a série que trata sobre Aços para construção de Carrocerias Automotivas.
Vamos falar de um tipo de aço que revolucionou a construção de carrocerias quando no seu lançamento: os aços endurecíveis por cura de pintura.

Conhecidos internacionalmente como aços “Bake Hardening”, esta classe de aços tem como principal característica o aumento da resistência após o tratamento de cura da pintura.

Esses aços apresentam uma conformabilidade muito boa e podem suportar estampagens de profundidade moderada até estampagens profundas.
No inicio a indústria automobilística utilizava esses aços em reforços, geralmente reforços de longarinas ou assoalhos, mas hoje algumas montadoras já utilizam na fabricação de outras peças maiores devido á grande oportunidade para redução de peso que ele oferece.

Para se ter uma idéia, um capô, que normalmente é construído com chapa de 0,7 milímetros agora pode ser construído com uma chapa de apenas 0,43 milímetros de espessura, quase 50% de redução de espessura!

Ele pode ser usado na fabricação de longarinas dianteiras e traseiras, painéis laterais, reforços de crash das colunas B e C, painéis laterais internos, painéis de portas e tampas, travessas de pára-choques aplicações e reforços de crash laterais para portas.
Atualmente todas as acearias do mundo tem em sua lista de produtos este tipo de aço, pois o mesmo está se tornando muito popular, podendo ser fornecidos como laminados a frio sem revestimento ou eletrogalvanizados ou ainda galvanizados à quente.
Na próxima semana voltamos á abordar o tema Aços para construção de Carrocerias Automotivas, mas se você quiser pesquisar mais sobre “Bake Hardening” surgiro fazer uma pesquisa no Google onde você vai achar matérias interessantes em inglês e alemão.

Aproveitem o feriado de 15 de novembro e o fim de semana com aqueles lhe fazem bem.

Um abraço!

O Especialista

carroceria.2008@gmail.com

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