A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

16.8.08

Tailored Blank -Você sabe o que é isso?

Olá bom dia, mais uma vez muito obrigado por visitar o Blog “Carroceiros de Plantão” para conversarmos um pouco mais sobre Carrocerias Automotivas.

E o assunto de hoje é Tailored Blank, você sabe o que é isso?

O Tailored Blank é nada mais é do que a união de duas ou mais chapas através de diferentes processos de junção antes de sofrerem um processo de conformação mecânica.

Por meio desse processo, é possível unir chapas de diferentes espessuras, propriedades mecânicas, acabamentos superficiais e até mesmo de diferentes materiais como por exemplo alumínio e aço.
O uso de Tailored Blank permitiu á industria automobilística dar um grande passo, contribuindo para o desenvolvimento e construção de veículos mais leves e seguros, resultando diretamente na redução do consumo de combustível.

Embora pareça ser uma tecnologia nova, o Tailored Blank já era utilizado na indústria automotiva desde 1975, onde os retalhos de chapas que sobravam de outras operações, eram soldados para a estampagem de peças pequenas, porém no início de sua utilização o objetivo era obter uma vantagem econômica e não técnica.
O primeiro carro lançado no mercado que utilizava as vantagens técnicas do Tailored Blank foi o Golf III e desde então a industria automobilística só aumentou o seu emprego, tanto que hoje no mercado europeu consome-se cerca de 300 mil toneladas por ano de Tailored Blank.
As vantagens atribuídas ao uso de Tailored Blanks são: redução do número de peças no veículo, otimização das tolerâncias de montagem; melhora no comportamento estrutural da carroceria, tal como maior absorção de energia no caso de impacto e redução de peso.

Mas para o processo de fabricação também há algumas desvantagens, como: altos investimentos em processos de solda e automação da linha de alimentação das chapas, alta exigência na qualidade de corte das chapas e no cordão de solda que une as chapas.

Outra desvantagem é o custo da fabricação das ferramentas de conformação que sobe cerca de 30% em relação as ferramentas construídas para peças de uma única espessura.

Basicamente o Tailored Blank é empregado na fabricação das longarinas dianteiras e traseiras, assoalho dianteiro, painel interno de portas e em alguns reforços da coluna A, B e da soleira.
As montadoras admitem que um carro pode ser construído com até 35% de peças produzidas com Tailored Blank, mas as empresas fabricantes de Tailored Blank dizem que esse número pode chegar até a 60%.

Se considerarmos que hoje existem varias linhas de pesquisa para a utilização de materiais visando a construção de carros mais leves e seguros podemos concluir que muito em breve teremos veículos com autonomia bem mais superiores aos existentes atualmente.

Enquanto que no mundo procura-se a redução dos pesos dos carros visando com isso a redução de emissão de poluentes e a redução no consumo de combustíveis, aqui no Brasil corre-se na direção contrária uma vez que não há uma política governamental que acene para esse caminho; então são poucos os carros aqui produzidos que utilizam a tecnologia do Tailored Blank e os que utilizam é devido ao fato de que o projeto foi desenvolvido pela matriz no exterior, o que não é o caso dos carros ditos populares.


Aproveitem bem o seu final de semana com sua família e com quem lhe faz bem.
Um abraço!
O Especialista
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