ESTRUTURA DE CARROCERIA

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Olá Boa Noite!
Muito obrigado por visitar novamente o blog “Carroceiros” de Plantão para conversarmos sobre Carrocerias Automotivas.
Antes de abordarmos o assunto desta semana, gostaria de comentar que na semana passada aconteceu em Ludwigsburg na Alemanha, a 38ª Conferência do Internationaler Rohbau-Expertenkreis ou conferência internacional dos experts em carrocerias.
Infelizmente o Especialista não pôde participar desta vez mas recebeu um resumo das palestras proferidas pelos colegas, ao time do Internationaler Rohbau-Expertenkreis os meus agradecimentos.
Hoje o assunto é Estrutura de Carroceria. Existem 3 tipos básicos de estruturas de carroceria utilizadas na Industria Automobilística: estrutura de carroceria monobloco, Chassi tipo escada e Armação de tubos em Treliça.








Boa parte dos veículos fabricados atualmente, tem Estrutura de Carroceria Monobloco que é o resultado da união de várias peças estampadas em metal (aço, alumínio); com espessuras de 0,6mm á 1,5mm. A união dessas peças por solda (á ponto, cordões de MIG e/ou MAG ou ainda Laser ou Adesivo Estrutural) resulta em perfis, estrategicamente localizados, que propiciam maior resistência á carroceria quando num impacto ou mesmo quando solicitada dinâmica ou estaticamente.

O Chassi tipo Escada é utilizado mais comumente em veículos comerciais e nos veículos tipo Fora de Estrada, embora nos Estados Unidos muitos carros utilizem este tipo de estrutura. Característica desse tipo de construção são duas vigas longitudinais (em geral com perfil em “U”) ligadas por outras de menor secção transversalmente, lembrando o formato de uma escada. Essa estrutura suporta a montagem do Motor, caixa de câmbio, eixos e suspensão do carro, além da carroceria que não tem funções adicionais além de acomodar a carga.

A Armação de tubos em Treliça ou Spaceframe é comumente utilizado quando na Fabricação de carros de corrida (Stockcars), esportivos de alto desempenho e também na construção de réplicas. Pelo fato dos tubos utilizados nesse tipo de construção, serem de perfis diferentes e em geral dispostos em diferentes ângulos, torna-se quase que um trabalho artesanal a sua construção. Em geral esse tipo de construção apresenta valores de resistência e rigidez muito acima das carrocerias do tipo Monobloco.

Fora esses tipos comentados acima ainda existe outro tipo de estrutura de carroceria: a Carroceria Monocasco.





Até então bastante utilizado na construção de carros de corridas é utilizado hoje em dia por alguns fabricantes quando na construção de veículos esportivos; é o caso do Porsche Carrera GT e do Mercedes SLR; em geral esse tipo de construção tem o habitáculo construído de materiais compostos de pouco peso e alta resistência como por exemplo plástico reforçado com fibra de carbono.

Tomara que o tema abordado hoje, tenha aguçado ainda mais a sua curiosidade. Reserve um tempo na Internet e pesquise mais sobre o assunto.

Aproveite bem o seu final de semana com sua familia e com quem lhe faz bem.

Um abraço!

O Especialista

carroceria.2008@gmail.com

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