Adesivo Estrutural para Carrocerias - Parte 1

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Olá boa noite.

Para quem acompanha as postagens do Especialista, já deve ter imaginado que a linha de produção de uma montadora se equipara á casa dos monstros de um desses parques temáticos.
Alguém me mandou um email nesta semana me dizendo que um tio havia trabalhado numa linha de montagem há muitos anos atrás e que havia dito que o local onde as carrocerias eram montadas e soldadas era um local sujo, quente e mal iluminado. Impressionado o colega me perguntou como era possível sair carros tão perfeitos de um lugar tão escuro, onde faíscas explodem á cada movimento dos robôs. Óbvio que o tio dele estava se referindo á linha de Armação de Carroceria dos anos 60, 70 e provavelmente 80.
Há anos atrás as linhas de armação das montadoras eram consideradas mesmo o “pior” lugar para se trabalhar.
Os equipamentos de solda eram pesados, não haviam exaustores de ar instalados e quase sempre grandes conjuntos eram manipulados á mão, no “arroz e feijão” como se diz popularmente.
Mas os tempos mudaram, a Armação continua ainda sendo o pior lugar para se trabalhar, mas mesmo assim 200% melhor do que há uns vinte anos atrás.
Mas seria possível construir uma carroceria sem aplicar sequer um ponto de solda? Ou um cordão MIG ou MAG?
A resposta:
Se considerarmos a gama de adesivos disponíveis hoje no mercado seria sim possível construir um carro inteiramente colado.
Embora a tecnologia de adesivos tenha feito avanços significativos nos últimos dez anos, ainda há alguns obstáculos á serem superados. O dilema maior é de que os adesivos estruturais não dispõem da mesma confiança que os meios mecânicos de união dispõem.
Mas isto está mudando rapidamente, pois com a necessidade de se construir veículos mais leves que emitam cada vez menos quantidades de CO2 na atmosfera, os construtores de veículos começam á olhar para essa tecnologia como uma solução bastante promissora e as empresas investem muito mais em pesquisas.
A tecnologia de adesivos empregada hoje na produção moderna de veículos caminha á passos largos. Muitas peças podem ser unidas por adesivos de cura de alta velocidade (entendam-se adesivos de secagem rápida)
Os adesivos estruturais de grande resistência estão sendo usados onde há uma necessidade de reforçar determinadas áreas do veículo, primeiramente para considerações da segurança de ruído.
Calcula-se que o emprego de um quilo de adesivo estrutural propicie a redução de peso na ordem de 25 quilos em um veículo e melhora muita a sua condição estrutural (Crash e rigidez de carroceria).
Os adesivos estruturais são colas Epóxi. Sem nos aprofundarmos demasiado na área da química, basta dizer que as colas Epóxi são os compostos orgânicos de ligação em que uma resina desenvolve suas propriedades da ligação quando combinada á um catalizador.
Existem dois tipos principais de adesivos estruturais automotrizes: cola Epóxi de base acrílica e colas Epóxi de base poliuretano.
As colas Epóxi Acrílicas são as mais rígidas e que tem necessidade de serem aplicadas em secções transversais muito finas para o seu melhor desempenho. Embora estes adesivos de grande resistência sejam amplamente utilizados e possam sustentar forças de cisalhamento muito grandes, têm alguns inconvenientes que impedem que sejam as soluções perfeitas para união de chapas.Entre esses defeitos pode-se citar o comportamento quando no caso de uma trinca que é similar ao de uma peça soldada, por exemplo.
As colas Epóxi de poliuretano, por outro lado, são mais flexíveis e permitem conseqüentemente que a energia seja transmitida através da ligação. Em um veículo, isto permite que as forças (torque do motor, do quadro da suspensão, etc.) sejam dispersas por toda a estrutura colada.
Um exemplo de cola estrutural de Poliuretano já utilizada nos veículos de hoje, é a que faz a junção do parabrisa com a carroceria.
Na próxima Postagem vamos discutir sobre a segurança dos veículos montados com adesivos estruturais.
Um abraço!
O Especialista
carroceria.2008@gmail.com


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Segurança Veicular

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Conforme eu já havia comentado, algumas das postagens retiradas na ultima semana devem voltar um pouco mais turbinadas.
No inicio do blog eu havia comentado um pouco sob segurança veicular e tenho comentado também em outros blogs.
Percebo que esta é uma preocupação cada vez mais presente na vida de todo brasileiro.



Muitas pessoas acreditam que para um veículo ser seguro basta, amassar um pouco, ter cintos de segurança, Air Bags, e etc, etc e etc.
Engano! A segurança do carro começa no Projeto da Carroceria.
É quando os engenheiros definem as secções mestres de algumas peças chaves tais como longarinas dianteiras e traseiras, soleira, colunas e etc.
Eu não me envergonho de dizer que boa parte das informações sobre carroceria que hoje eu tenho salvas no meu computador, vieram das minhas pesquisas no Google.
De certa forma esse meu timbre para pesquisas cibernéticas me motivou á continuar treinando alemão, me dedicar um pouco mais ao inglês e tentar aprender algumas palavras em espanhol e francês. Até me arrisquei em pesquisar em mandarin e russo mas essas definitivamente não são a minha praia.
Há um tempo atrás eu havia descoberto um blog deveras interessante que fala sobre Segurança Veícular.
O blog chama-se Segurança Veicular by Bertocchi e a url é: http://segurancaveicular.blogspot.com/

O Blog apesar de estar um bom tempo (quase um ano) sem novas postagens foi escrito pelo Engenheiro Marcelo Bertocchi e devo acrescentar apesar desse gap de tempo, ele continua atualizado como nunca.
Abaixo os ultimos artigos postados por ele:

A segurança dos automóveis brasileiros

Prefácio do livro "Segurança Veicular" de M. Berto...

Os primeiros Acidentes de Trânsito

Dica para os engenheiros de crash-test

Cintos de Segurança : eficiência inegável

Hugh de Haven : um pioneiro

Airbags : "mocinhos" ou "bandidos" ?

Cada um mais interessante que o outro.
Para quem quer conhecer um pouco mais sobre o autor, basta digitar o seu nome entre aspas no Google e uma extensa lista irá aparecer.
Depois de ler os artigos do Bertocchi, creio eu que você vai se interessar mais pelo assunto e quem sabe você não manda um email para ele surgerindo que ele continue á postar no Blog dele. O email do Bertocch está no proprio Blog.

Visite também os sites já mencionados no "Carroceiros" de Plantão das instituições que certificam os novos veículos nos EUA, Europa e no próprio Brasil.

CESVI BRASIL www.cesvibrasil.com.br/

EURONCAP www.euroncap.com/

ADAC -Alemanha www.adac.de/

Safecar.gov www.safercar.gov/


Minha outra sugestão é que você vá até o Youtube e pesquise vídeos sobre crash tests (como os dois vídeos disponibilizados abaixo) e compare com outros de veículos do mesmo porte.
Dos vídeos disponibilizados, um é de um carro de fabricação chinesa o Brilliance BS6 e o outro de um Corolla
Reparem no crash do carro chinês como a coluna A e a soleira se deformam e como a porta do

http://www.youtube.com/watch?v=F06LjugtIUo&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=cdCn8ci-mWM&feature=related


Espero que com isso eu tenha aguçado a curiosidade de vocês para a próxima postagem que se tudo der certo ocorrerá no próximo sábado dia 14 de Junho.

Aproveitem bem a semana, não esqueçam de presentear seus pares no dia 12, dia dos namorados.

Eu queria aproveitar e abrir um parenteses para deixar uma mensagem para a mulher mais importante do mundo, que a cada postagem vem me encourajando mais e mais á não desistir. Ela me dá forças para eu trabalhar, para eu estudar e o principal: Muito Amor e carinho!
"Quatro paredes não são prisão
Para um homem apaixonado
São quatro longos horizontes:
Um oceano improvisado
Lindas paisagens se mostram
Através de janelas idealizadas:
Montanhas, riachos, cachoeiras,
Bosques, campos ou chapadas
Tudo o quanto for lírico;
Tudo o quanto for venerável
Nada escapa ao seu pensamento,
Tudo lhe é imaginável
As distâncias são curtíssimas,
Tudo pode ser alcançado
As dimensões são desprezíveis
Para um homem apaixonado."
TE AMO MUITO PATI!

Um abraço!

O Especialista
carroceria.2008@gmail.com



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