Com quantas colunas se faz um carro?

|




Olá boa noite.
Hoje O Especialista inaugura a sua postagem semanal com a inclusão de seu novo grafismo.
Os colegas que o conhecem pessoalmente, irão lembrar de uma série de rascunhos que vez ou outra ele fazia que lembra muito bem o grafismo.
Coube ao colega Glauber dar os últimos retoques no grafismo para dar ares de profissionalismo. Então se alguém gostaria de ter um grafismo próprio para o seu blog, mande um email para o Glauber ( fizpublicidade@hotmail.com ) e troque uma idéia com ele.


Iniciamos a postagem de hoje com a pergunta: Com quantas colunas se faz um carro?
Depende.
Uma SUV se faz com quatro colunas, mas tecnicamente falando não há limites para o número de colunas num veículo.
Não é raro encontrar no mundo da construção de carrocerias, engenheiros e técnicos falando sobre as Colunas. Muita gente já perdeu cabelo e sono para projetar colunas que se adeqüem bem aos projetos de veículos.

As colunas são peças que conectam as laterais e o teto com o assoalho do carro. Em geral as colunas são nomeadas da parte dianteira para traseira com letras.

Então a coluna situada logo á frente da Porta dianteira que faz a conexão entre o teto do veículo e o painel de assoalho dianteiro é chamada de Coluna A; a imediatamente seguinte, situada logo após a porta é a coluna B.
A Coluna B faz a conexão entre o assoalho e o teto do veículo na região situada logo após a porta dianteira, em geral é projetada para receber boa parte da energia quando num impacto lateral, de estabilizar o espaço interno do passageiro no veículo não permitindo uma grande deformação vertical do mesmo.
Sendo assim é importante que as mesmas na sua forma construtiva garantam a absolvição das forças num crash lateral, de modo que os passageiros do veículo permaneçam intactos. Motivo pelo qual a maior parte das montadoras utilizam materiais de alta resistência mecânica para a estampagem destas peças.

Alguns veículos são anunciados como desprovidos de coluna B mas na verdade a mesma existe e está incorporada ás portas ( veja foto)




Os Cabriolets têm uma coluna B particularmente reforçada. (Vide figura)



Nos carros mais modernos, pode ser integrado nas colunas airbags de cabeça ou laterais com o intuito de proteger o ocupantes do carro.

O Especialista
www.carroceria.blogspot.com
Alguma sugestão ou crítica? Mande um Email para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!

Mudanças no meio do percursso

|

Olá.

Para quem já esteve no meu Blog antes, de cara irá perceber que algumas postagens foram apagadas e eu explico a razão.

Alguns links já não funcionavam mais e alguns assuntos eu acredito merecem ser melhores explorados, portanto eu peço desculpas pela situação e peço a sua paciência pois em breve os assuntos relacionados á carroceria estarão de volta com mais informação.

Outra mudança foi o contador de visitas, tive a sorte de descobrir que o Site que me forneceu o contador, saiu do ar e então fiquei na mão. Mas como o Google oferece uma ferramenta que faz a contagem de visitas e gera relatórios mensais, resolvi tirá-lo da página.

E a ultima mudança é a inclusão de uma enquete quanto á segurança dos carros populares brasileiros. Depois destes feriados prolongados, visitando outros Blogs, percebi que a preocupação com a segurança que um carro oferece aumentou. Por isso resolvi colocar esta enquete. Isto vai tornar a relação do blogger com os leitores um pouco mais dinâmica.

Se antes de responder a enquete você quiser saber um pouco mais sobre o assunto, você pode visitar os sites abaixo:

CESVI BRASIL
www.cesvibrasil.com.br/

EURONCAP
www.euroncap.com/

ADAC -Alemanha
www.adac.de/

Safecar.gov
www.safercar.gov/

Então eu desejo-lhes uma boa leitura e até a próxima postagem!

O Especialista

carroceria.2008@gmail.com


 

©2009 CARROCEIROS DE PLANTÃO | Template Blue by TNB