Teto Solar - um pedaço do céu só seu!

|

Olá boa tarde!
Mais uma vez nos encontramos no Blog Carroceiros de Plantão para falarmos de carrocerias automotivas.
E mais uma vez O Especialista se sente na obrigação de se desculpar com os colegas por não ter postado no dia certo; acontece que a frente fria que estacionou em São Paulo na ultima sexta-feira, trouxe alguns contratempos, a chuva que caiu na madrugada, provocou algumas avarias na fiação de telefonia da rua e ficamos sem Internet.

E hoje vamos falar sobre Teto Solar.

O Teto-solar é um equipamento importante que ajuda a controlar a temperatura e o conforto dentro do interior do veículo. Eles podem ser originais de fábrica ou adaptados depois que o veículo já saiu da fabrica.
O teto solar foi inventado nos anos 30 pelos alemães Wilhelm e Otto Baier.
Naquela époça os veículos mal atendiam as exigências básicas de segurança e o conforto para motorista e passageiros quase não existiam: os carros não dispunham de ventilação no verão e não havia como aquecê-los no inverno.
Pensando em inovar nesse sentido eles desenvolveram em 1932 uma solução caseira: uma tampa deslizante de tecido grosso para o teto do veículo, assim durante o verão ela poderia ser aberta para ventilação e no inverno poderia ser facilmente fechada mantendo o carro aquecido.
Em 1937 a Daimler-Benz tornou-se a primeira montadora á fornecer o teto solar em seus veículos.
Os Tetos solares estão disponíveis em diversas formas, tamanhos e estilos, e são conhecidos por diversos nomes. Em geral os tipos mais comuns são:
•Manual : neste modelo o vidro abre basculante oferecendo um respiro ao veículo e o vidro é geralmente removível. É um modelo que pode ser instalado na maioria dos veículos e é de preço relativamente acessível.

•Elétrico – Spoiler: combina a característica de inclinação do pop-up e também desliza o vidro para trás e por cima do teto. Esse modelo não tem uma abertura muito grande.Tem características opcionais como tapa sol integrado e fechamento automático. Dá uma aparência esportiva para o veículo, é ideal para carros de pequeno porte.
•Embutido – Inbuilt: modelo que tem um painel de vidro ou metal que desliza entre o forro e o teto, ele baixa o teto de 5 a 10cm, e proporciona a abertura total do teto. Este teto é o teto original de fábrica do Ômega, Vectra, Golf, etc. Tem características como fechamento automático, antiesmagamento, sensor de chuva, entre outras.
•Panorâmico: um novo modelo com um painel grande ou multi painéis que oferece luminosidade também para os passageiros. É elétrico e tem geralmente tapa sol integrado e quebra vento.
Do ponto de vista estrutural o teto solar original de fabrica leva vantagem considerável, pois as carrocerias ganham reforços adicionais que garantem a sua rigidez, o próprio teto já vem com a abertura.


Isto não significa que aqueles instalados em lojas são de qualidade duvidosa, embora haja necessidade de se recortar a carroceria, travessa de teto e etc.
Sendo o Teto solar um dispositivo que ajuda no controle do conforto do veículo, curiosamente ele é original de fábrica para poucos veículos, os carros ditos populares por exemplo, nenhum deles conta com este item original de fábrica.


Cabe aqui mostrar uma curiosidade que é propria da inventividade do Brasileiro; se você não tem dinheiro para comprar um teto solar ou tem pena de cortar o seu carro, você pode usar o pseudo teto solar, uma pelicula adesiva que você cola no teto do carro dando a parencia de que tem um teto solar. Não me causaria espanto se tivesse o selo das Organizações Tabajara...rs

Aproveitem bem o resto do seu fim de semana e tenham uma ótima semana de trabalho.

Um abraço!

O Especialista


Alguma sugestão ou crítica? Mande um Email para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Opa erramos de pagina, mas aqui vai mais uma vez o nosso comentário:
Especialista muito boa noite! tenho acompanhado o seu blog e gostaria de dizer que aprendi muito. Sou contador numa fabrica aqui em Minas gerais que nada tem á haver com a undustria automobilistica, mas desde que o meu filho descobriu o seu blog, temos semanalmente acompanhado todas as postagens, tanto que o meu filho já começa´apensar em seguir a carreira de técnico mecânico.
Continue com as suas materias interessantes.
Um abraço!

Anônimo disse...

Estimado Especialista.
Me gustaría saber cuándo la versión española, de hecho, entrará en funcionamiento.
Me gustaría leer sus noticias en español
Saludos de Argentina

Postar um comentário

Divida suas opiniões e duvidas conosco.

 

©2009 CARROCEIROS DE PLANTÃO | Template Blue by TNB