Plataforma - Duvidas e Esclarecimentos

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Olá boa noite!
Bem vindos mais uma vez ao Blog Carroceiros de Plantão. É sempre um grande prazer recebê-los neste meu pequeno espaço virtual para conversamos sobre carrocerias automotivas.

Hoje resolvi transformar em Tema uma pergunta postada pelo Blogger Glauco de Almeida.

Glauco para quem nunca ouviu falar é quem mantém o Blog de Carro e que de certa forma me motivou á postar com mais regularidade.
Quando soltei na rede o Post “Com quantas colunas se faz um carro” ele me presenteou com uma pergunta muito interessante:

“ Bom dia Especialista.
Uma dúvida sempre povoou minha cabeça. Tendo a mesma plataforma como base, existem diferenças de resistência entre os tipos de carroceria? Ha diferenças entre uma versão perua, sedã, hatch ou pick-up que usam a mesma plataforma? “

Eis a minha resposta postada com algumas melhorias:
Existem certas caracteristicas que podem variar sim de modelo para modelo mesmo utilizando-se a mesma plataforma.
Por exemplo um Hatch pode ter um comportamento num crash traseiro diferente do comportamento que teria o sedan, a perua ou mesmo a versão pick-up.
No caso conta muito a concepção do projeto, secção das longarinas e etc..
Há construtores que quando fazem o modelo sedan de um hatch já existente eles apenas colocam um complemento de longarina traseiro, é o caso do Prisma e se não me engano do Clio Sedan.
Outros optam por construir uma nova longarina traseira mais comprida, numa única peça o que economicamente falando não é muito vantajoso.
É claro que a gente também não pode esquecer do que vai em cima da Plataforma ou seja o Hut que também contribui para avaliarmos o comportamento desta.
Pela minha experiência, normalmente quando se faz vários carros em cima de uma mesma plataforma o que se tem é o seguinte:
Comportamento da parte dianteira para modelos Hatch, Sedan e SW é o mesmo, pode acontecer da necessidade de se colocar um cordão de solda á mais aqui ou ali mas como se trata de uma parte comum vai para todos.
No que diz respeito á parte traseira, como já havia dito, pela concepção, ás vezes há necessidade de incluir alguns reforços no Sedan e no SW ou aumentar a espessura e a resistência dos complementos das longarinas.

Nas Pick-ups normalmente como a longarina traseira já tem uma secção mais " encorpada" e aquela região é provida de muitas travessas o comportamento da traseira é bem diferente mas pode acontecer de haver necessidade de incluir alguns reforços na parte dianteira pois como o habitáculo é menor o comportamento deste também é outro.
O segredo do sucesso de um bom projeto é como as forças são transmitidas para as diversas partes do carro.


Falamos no caso em comportamento no crash.
Considerando torção de carroceria cada um vai ter a sua particularidade.
O Hatch tem um comportamento, o sedan em geral tem um corportamento melhor em função do Porta-chapéu ( aquela chapa que liga uma lateral á outra situada imediantamente atrás do banco traseiro), a SW fatalmente tem de colocar mais reforços por causa do formato da traseira ( normalmente reforça-se as colunas C e D) e a Pick-Up um outro ainda diferente.

Gostaria de fechar este Post comentando com vocês alguns números do Blog Carroceiros de Plantão.
No ultimo mês tivemos cerca de 1600 visitantes oriundos de 14 países no mundo: 90% do Brasil e os 10 % restantes oriundos dos Estados Unidos, Portugal, Alemanha, Argentina, Espanha, Japão, França, Bélgica, Uruguai, Noruega, Reino Unido, Itália, Canadá e me orgulho muito disso, de Uganda.
No Brasil, os visitantes do blog, são oriundos de 93 cidades, sendo as 10 primeiras por ordem de visitantes, São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Belo Horizonte, São Caetano do Sul, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Goiânia e Guarulhos.
Agradeço pelo estímulo de todos. Creiam que a sua visita me motiva cada vez mais na busca dos meus objetivos pessoais e profissionais.

Aproveitem bem o seu final de semana com sua família e com quem lhe faz bem.

Um abraço!
O Especialista
carroceria.2008@gmail.com
Alguma sugestão ou crítica? Mande um Email para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!

1 Comentário:

Anônimo disse...

Olá Especialista.
Gostaria de obter informações sobre massas de vedações em carrocerias e plataformas.
Também gostaria de saber se existe algumas literatura conhecida por você sobre dobras de arames.
JR, SBC - SP.

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