A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

5.7.08

Tipos de Carrocerias

Olá boa noite.

Primeiro gostaria de pedir desculpas por não ter postado na sexta-feira á noite, como é de costume. Acontece que O Especialista está semana está meio adoentado e para ajudar, a sobrecarga no trabalho aumentou mais um pouco e isto de alguma forma acaba influenciando no Blog Carroceiros de Plantão. Não é fácil fazer e falar de carros!
Quero dizer que estou muito agradecido por suas visitas ao meu blog, isto só me motiva á desenvolver ainda mais o nosso Assunto Central: Carroceria.

Esta semana também fiquei contente pelo convite que recebi de uma escola técnica na região do ABC para fazer uma Palestra sobre Carroceria na Semana da Ciências. Isso prova que estou no caminho certo, tentando aguçar a curiosidade das pessoas.

Hoje eu peço licença aos colegas mais familiarizados com o Automobilismo, para falarmos dos tipos de carrocerias.

Os tipos de carrocerias estão diretamente ligados aos modelos disponíveis no mercado e normalmente para se designar cada um deles usa-se um termo desenvolvido pela própria industria Automobilística.

Quem nunca ouviu um termo hatchback, cupê, sedã, utilitário-esportivo?

Pois vamos conhecer cada um deles:

Tipo Sedã – A carroceria é uma das mais fáceis de se indentificar, pois apresenta três volumes: habitáculo, porta-malas e compartimento do motor
Tipo Hatchback – A carroceria apresenta dois volumes: habitáculo e compartimento do motor. O porta-malas de capacidade reduzida é agregado ao habitáculo. Outra característica é que a tampa traseira dá acesso ao interior do veículo diferente do que ocorre com os sedãs, pode ser construído com 2 ou 4 portas .

Tipo Fastback – A carroceria também apresenta dois volumes: habitáculo e compartimento do motor como nos Hatchbacks mas o porta-malas apresenta um volume um pouco maior no porta malas, a tampa traseira também dá acesso ao interior.
Tipo Notchback – A Carroceria é muito parecida com a carroceria dos Fastbacks, mas o porta malas apresenta menor volume e a inclinação da traseira é mais suave.
Tipo Coupe – Esportividade é a característica principal deste tipo de carroceria: 2 portas, 3 volumes, apresenta teto baixo e coluna C inclinada.

Tipo Cabriolet – São conversíveis derivados de modelos de passeio ou cupês. Normalmente a carroceria é reforçada nas regiões da coluna B para aumentar a rigidês de carroceria. Alguns modelos apresentam o escamoteável que se dobra e fica depositado no porta-malas.

Tipo Targa – é quase um conversível mas com teto metálico rígido removível e logo atrás dos ocupantes há um Santo Antônio.

Tipo Roadster – Tem as mesmas características das carrocerias do tipo Cabriolet, porém com uma certa esportividade á mais. O termo Roadster é usado para descrever conversíveis de dois lugares sem armação para as janelas (onde a única estrutura visível com a capota aberta é o pára-brisas e, por vezes, o Santo Antônio). Muitos conversíveis são classificados de roadsters apenas como jogada de marketing.
Tipo Spyder – O termo Spyder foi criado pelos italianos. A carroceria tem a mesma concepção dos roadsters, a diferença é de que há a possibilidade de se incluir mais dois lugares.
Tipo Station Wagon – São carrocerias derivadas das carrocerias dos sedãs, hatchbacks, fastbacks, porém com um porta malas maior.

Tipo MPV - Conhecidas aqui no Brasil como Minivans, apresentam o Ponto H alto, algumas carrocerias permitem que os bancos dos passageiros podem ser posicionados de vários modos e ás vezes dobrados de modo que fiquem rentes ao assoalho

Tipo Pick up - São veículos de transporte de carga em compartimento aberto. A carroceria parece ser de fácil construção, porém para o transporte de carga precisam ser muito bem reforçadas.

Tipo SUV – A carroceria de uma SUV é bem parecida com a de uma Pick up, o que diferencia é que a SUV é projetada para carregar mais pessoas e ainda carga.

ESpero com isso ter passado um apanhado dos varios tipos de carroceria atualmente existentes. Não é a palavra final pois muitos termos são usados conforme convem ao Departamento de Marketing.
Um abraço!
O Especialista

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