ESTRUTURA DE CARROCERIA

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Olá Boa Noite!
Muito obrigado por visitar novamente o blog “Carroceiros” de Plantão para conversarmos sobre Carrocerias Automotivas.
Antes de abordarmos o assunto desta semana, gostaria de comentar que na semana passada aconteceu em Ludwigsburg na Alemanha, a 38ª Conferência do Internationaler Rohbau-Expertenkreis ou conferência internacional dos experts em carrocerias.
Infelizmente o Especialista não pôde participar desta vez mas recebeu um resumo das palestras proferidas pelos colegas, ao time do Internationaler Rohbau-Expertenkreis os meus agradecimentos.
Hoje o assunto é Estrutura de Carroceria. Existem 3 tipos básicos de estruturas de carroceria utilizadas na Industria Automobilística: estrutura de carroceria monobloco, Chassi tipo escada e Armação de tubos em Treliça.








Boa parte dos veículos fabricados atualmente, tem Estrutura de Carroceria Monobloco que é o resultado da união de várias peças estampadas em metal (aço, alumínio); com espessuras de 0,6mm á 1,5mm. A união dessas peças por solda (á ponto, cordões de MIG e/ou MAG ou ainda Laser ou Adesivo Estrutural) resulta em perfis, estrategicamente localizados, que propiciam maior resistência á carroceria quando num impacto ou mesmo quando solicitada dinâmica ou estaticamente.

O Chassi tipo Escada é utilizado mais comumente em veículos comerciais e nos veículos tipo Fora de Estrada, embora nos Estados Unidos muitos carros utilizem este tipo de estrutura. Característica desse tipo de construção são duas vigas longitudinais (em geral com perfil em “U”) ligadas por outras de menor secção transversalmente, lembrando o formato de uma escada. Essa estrutura suporta a montagem do Motor, caixa de câmbio, eixos e suspensão do carro, além da carroceria que não tem funções adicionais além de acomodar a carga.

A Armação de tubos em Treliça ou Spaceframe é comumente utilizado quando na Fabricação de carros de corrida (Stockcars), esportivos de alto desempenho e também na construção de réplicas. Pelo fato dos tubos utilizados nesse tipo de construção, serem de perfis diferentes e em geral dispostos em diferentes ângulos, torna-se quase que um trabalho artesanal a sua construção. Em geral esse tipo de construção apresenta valores de resistência e rigidez muito acima das carrocerias do tipo Monobloco.

Fora esses tipos comentados acima ainda existe outro tipo de estrutura de carroceria: a Carroceria Monocasco.





Até então bastante utilizado na construção de carros de corridas é utilizado hoje em dia por alguns fabricantes quando na construção de veículos esportivos; é o caso do Porsche Carrera GT e do Mercedes SLR; em geral esse tipo de construção tem o habitáculo construído de materiais compostos de pouco peso e alta resistência como por exemplo plástico reforçado com fibra de carbono.

Tomara que o tema abordado hoje, tenha aguçado ainda mais a sua curiosidade. Reserve um tempo na Internet e pesquise mais sobre o assunto.

Aproveite bem o seu final de semana com sua familia e com quem lhe faz bem.

Um abraço!

O Especialista

carroceria.2008@gmail.com

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5 comentários:

Anônimo disse...

Olá Especialista!
Gostei dos seus textos; direto ao assunto, sem muito rodeios e com informação. Figuras na medida certa.
Parabéns!
Você por acaso não deu aula na Faculdade de Engenharia Mauá, deu? O estilo de escrever se parece muito de um profesor de lá.

Anônimo disse...

Oi Esecialista!
Já trabalhei alguns anos com você, por mais ou menos quatro ou cinco anos.
Sempre tive muita admiração pelo seu trabalho e pelo seu profissionalismo.
Fico contente em poder ler seus textos, sempre bem explicativos e até muito bem detalhados.
Acho que você esta no caminho certo em dividir seus conhecimentos com um público que se interessa por construção de carrocerias e suas particilaridades.
Ai vai uma dica para você saber quem sou...."Um dia você ainda vai sentir saudades de ter trabalhado comigo".

O Especialista disse...

Olá Anônimos!
Obrigado pela força! Uma vez na Alemanha, o meu Coach que era Especialista no desenvolvimento de Manipuladores de robôs, disse que o maior prazer dele era transmitir para outras pessoas aquilo que ele havia aprendido nos seus trinta anos de profissão. Ele não se achava melhor que os outros mas o simples fato de multiplicar conhecimento, lhe fazia feliz e o destacava entre os outros colegas de trabalho.
Ás vezes eu olho para algumas pessoas e percebo que o que falta nelas é bem aquilo que sobrava no alemão que supervisionou o meu Traineeprogramm: disposição para ensinar as pessoas, instigá-las á pesquisar e á produzir conhecimento.
As pessoas se formam em engenharia, tecnologia, fazem MBA, Pós graduação e o sonho delas é tornarem-se Chefes. Querem mandar, desmandar...causar mas para quê afinal de contas?
Querem ficar em evidência, ganhar mais...mas tudo isso é passageiro. As pessoas mudam, mudam os cargos, as empresas e em pouco tempo tudo isto é esquecido. Em quinze anos você nem se lembrará mais que era aquele chefe durão com quem você trabalhou mas com certeza vai se lembrar do cara que te ensinou como selecionar parafusos naquele velho catálogo...
Obrigado Anônimos!

Anônimo disse...

Olá!

Eu gostaria de saber mais sobre a determinação do ponto H, vocês podem me ajudar?

Engenheiro de segurança

Anônimo disse...

adoei a blog muito bem feito e tem como objetivo ir direto ao ponto da questao ,o que é dificil de si ver nos blogs atuais.bem aproveitando a qualidade de imformaçao de vcs queria ver uma reportagem sobre as pessoas que produzem replicas e custamizam carros ..minha pergunta é. sera possivel pegar toda parte mecanica de um astra uo vectra e colocar numa (replica) de um GUMPERT APOLLO 2008 ACHO UMA QUESTAO INTERESSANTE PRA DEBATE para aqueles apaixonados por super maquinas e desejam tem uma super maquina mais nao é acessivel entao o palpite foi lançado ,tenho certeza que é um questao da maioria das pessoas que sonhos ter essas super maquinas que na verdae é um replica muito bem feita... uma pergunta interesante nao é? bem espero tenha gostado da sugestao um abraço e parabens pelo blog....

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