A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

31.5.08

KW 22 - O Hidropulsador

Olá, essa semana O Especialista começa agradecendo aos amigos que nos últimos quinze dias visitaram o seu Blog.
Eu sei que muitos foram motivados pela curiosidade e outros por que realmente gostam de carros e desejam saber como um carro é projetado.
Então o meu muito obrigado á todos.




Hoje vamos falar de um equipamento deveras utilizado pela grande maioria das montadoras de veículos automotores: o Hidropulsador
O Hidropulsador é um equipamento de teste versátil utilizado para a simulação das estradas á baixo custo e com grande índice de confiabilidade.
Basicamente o Hidropulsador é composto por quatro atuadores verticais que comandados por um programa aplicam deslocamentos em Z à parte inferior dos pneus de um veículo reproduzindo a superfície da estrada.


Alguns um pouco mais sofisticados possuem atuadores nos eixos X, Y e Z e são montados diretamente nos eixos do veículo, simulando movimentos impossíveis de se conseguir numa estrada normal.
Um Hidropulsador, independente do seu grau de sofisticação é o melhor sistema para a realização do teste de durabilidade de um veículo sem considerar que é também a mais rápida e mais e barata.
O teste da durabilidade da carroceria veículo de um pode ser testado dentro ao redor 25% do tempo tomado para realizar testes equivalentes da durabilidade na terra de prova.
Um Hidropulsador pode ser usado para excitar rangidos e chocalhos em um veículo usando as entradas cíclicas controladas ou os dados reais da estrada conhecidas para fazer com que os rangidos e os chocalhos tornem-se audíveis.
Pode ser ainda utilizado para descobrir possíveis pontos de trinca que apareceram conforme a utilização do veículo.
O equipamento pode ainda ser integrado á cadeia de produção para realizar testes de rangido e o exame do chocalho e para estabelecer parâmetros de regulagem da suspensão antes do alinhamento final da direção e dos faróis.. Desta maneira, o desempenho do sistema de suspensão pode ser caracterizado e as propriedades da transmissão e do ruído qualificadas.
Podem ser ainda realizados estudos dos efeitos da rigidez da mola, umas características mais críticas num veículo.

http://www.youtube.com/watch?v=iN-6n4-FoOQ

O Especialista
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